Novas frequências de 5G são lançadas nos EUA sem grande impacto em voos

Depois de cancelar os voos no dia anterior, a Japan Airlines disse que planejava retomar o serviço para os Estados Unidos em 20 de janeiro de 2022 - AFP/Arquivos
As operadoras de telefonia AT&T e Verizon começaram a implementar novas faixas de frequência para 5G nos Estados Unidos nesta quarta-feira (19), causando alguns cancelamentos de voos, mas não as grandes perturbações temidas pelas companhias aéreas pela possível interferência nos instrumentos das aeronaves.
Segundo o site especializado Flightaware, cerca de 261 voos que deveriam decolar ou pousar em um aeroporto americano haviam sido cancelados até as 19h15 GMT (16h15 em Brasília). O número pode aumentar, mas é inferior ao de terça-feira e também aos 538 voos anulados na quarta-feira anterior.
Algumas companhias aéreas sediadas fora dos Estados Unidos cancelaram voos de longa distância para determinados aeroportos, incluindo Emirates, Air India, ANA e Japan Airlines.
As duas últimas indicaram inicialmente ter recebido informações sobre possíveis interferências entre os altímetros de seus Boeing 777 e as frequências 5G. Mais tarde, porém, receberam outra notificação da autoridade americana de aviação, a FAA, garantindo que não havia problemas, então planejam retomar sua agenda normal a partir de quinta-feira.
A AT&T e a Verizon investiram dezenas de bilhões de dólares no início de 2021 para obter os direitos de uso das novas faixas de frequência para a tecnologia 5G.
Mas logo o setor aéreo expressou preocupação de que essas frequências, próximas às usadas pelos altímetros dos aviões, pudessem interferir nos instrumentos que são importantes para pousos sob certas condições climáticas.
A FAA exigiu recentemente ajustes e 10 companhias aéreas pediram na segunda-feira a intervenção das autoridades para evitar “interrupções significativas” no tráfego aéreo.
Ambas as operadoras, que já haviam adiado duas vezes a implantação das novas frequências, concordaram em adiar mais uma vez a ativação de torres de telefonia móvel próximas às pistas de alguns aeroportos. Ainda assim, mantiveram o lançamento do 5G no resto do país.
Nesta quarta, a FAA disse ter dado luz verde a mais três radioaltímetros, permitindo que 62% dos voos comerciais dos EUA pudessem aterrissar com o instrumento em caso de pouca visibilidade em locais onde a tecnologia foi implementada.
“Embora ainda haja trabalho a ser feito entre todas as partes”, o gesto das operadoras representa “um passo importante em direção a uma solução permanente”, afirmou a federação que representa as companhias aéreas americanas, a A4A.
A AT&T confirmou à AFP que lançou as novas bandas de frequência em oito grandes cidades do país. E o diretor executivo da Verizon, Hans Vestberg, disse à rede CNBC que as novas faixas foram lançadas em mais de 1.700 localidades.
Veja também
- + Autoescola pode deixar de ser obrigatória para tirar a CNH
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: esta quarta (11) e sábado (14); veja quem recebe
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Caminhoneiro tenta furtar espigas de milho, mas é atacado por gerente de fazenda
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua