Novas fotos das obras no Pacaembu geram discussão nas redes; veja as imagens

Reprodução Instagram
Antigo setor Oeste, conhecida como 'numerada, do Pacaembu Foto: Reprodução Instagram

As obras do estádio Paulo Machado de Carvalho, o popular, mas agora privatizado Pacaembu, seguem a todo vapor. Após a retirada do tobogã e do gramado do estádio, a concessionária, que ganhou a concessão do local por 35 anos, agora demoliu parte das arquibancadas do histórico palco do futebol paulista.

+ Campanha do Volkswagen Polo com casal gay recebe ataques
+ Decifrado código dos Manuscritos do Mar Morto
+ Aplicativo de celular permite rastrear doenças neurológicas pelos olhos

Novas imagens divulgadas nas redes sociais geraram indignação, principalmente de alguns jornalistas esportivos. Nomes como André Rizek e Mauro Cezar Pereira usaram o twitter para criticar a reforma.

“O estupro do Pacaembu”, escreveu Mauro Cezar.

“O Pacaembu, senhoras e senhores…”, publicou Rizek acompanhado de imagens da reforma.

https://www.instagram.com/p/CdblSbsvoWL/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

“Que tristeza! Acabaram com um dos cartões postais da cidade de SP! Um patrimônio esportivo e cultural.
Espero que ao menos o responsável por essa atrocidade tenha um amargo peso na consciência para o resto da vida…”, comentou Benjamin Back na publicação do arquiteto Nabil Bonduki.

Também no Twitter, o youtuber Bolívia também lamentou: “Não consigo achar ok, mesmo com todas as justificativas. O Pacaembu era um bem da cidade, do estado e de todas as torcidas do Brasil. Um dos santuários do futebol brasileiro deveria ser tratado como tal e ser tombado como patrimônio histórico”.

Uma das áreas em escombros é o antigo setor laranja do estádio, no qual a concessionária disse que será construída uma arena de eSports para até dois mil espectadores.

“Após o término das contenções, as arquibancadas laterais serão reconstruídas com a mesma geometria das originais, conforme projeto aprovado pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico e nas secretarias municipais”, disse o arquiteto Rafael de Carvalho.

O que diz a Allegra Pacaembu?

Em nota, a concessionária esclarece que todas as modificações que estão sendo feitas no estádio foram permitidas pelos órgãos competentes. Além disso, o documento diz que nos locais demolidos serão construídas novas estruturas como bares e banheiros.

Leia a nota na íntegra:

A Concessionária Allegra Pacaembu informa que todas as obras de reforma, modernização e restauro do Complexo Pacaembu, foram devidamente aprovadas pelo Conpresp e pelo Condephaat e Secretarias Municipais competentes. Destaca, ainda, que as intervenções nas arquibancadas leste e oeste são necessárias para torná-las acessíveis e implementar sanitários, lanchonetes, áreas de hospitalidade e imprensa. Cumprindo, portanto, as obrigações do Contrato de Concessão e melhorando muito os níveis de conforto e segurança aos usuários.

Após as escavações, contenções e fundações, as arquibancadas serão inteiramente refeitas com a mesma geometria, bem como o gramado que será reconstituído. E, então, o futebol voltará a acontecer num estádio moderno e histórico, a exemplo do que ocorreu com o Estádio Olímpico de Berlim, durante a Copa de 2006.