Alguns abrigos de animais na Nova Zelândia estão recebendo diversos axolotes. Isso pode ter acontecido pelo fato de essa espécie de anfíbio ter viralizado no TikTok e no jogo online Minecraft. Outro fator importante é que as pessoas não sabem cuidar de maneira adequada desses animais de estimação. As informações são do The Guardian.

Emma Neale, que administra um instituto de resgate de anfíbios, relatou ao jornal que chegaram 600 axolotes só na semana passada. Ao todo, o local cuida de 2.000. Ela ressaltou que alguns proprietários inexperientes estavam colocando os casais dos anfíbios no mesmo tanque, e isso fez com que eles tivessem “literalmente milhares de axolotes. Depois não conseguiram lares para eles”.

“Os axolotes podem produzir um grande número de ovos. Essa situação pode ficar rapidamente fora de controle”, afirmou o oficial de ciências da SPCA Alison Vaughan.

Alguns especialistas suspeitam que a crescente procura pelos axolotes se deu por conta do TikTok, plataforma na qual a sua hashtag já acumulou 2,6 bilhões de menções. Outro ponto foi que o anfíbio foi introduzido, em 2021, como animal de companhia no jogo online Minecraft.

“Exatamente no momento em que o Minecraft introduziu a capacidade de gerar os referidos axolotes no programa, houve uma preocupação de que as crianças começassem a pedir aos pais para ter esses animais em casa”, disse a doutora da Veterinarians for Animal Welfare Helen Beattie. “Eles não são animais de estimação fáceis, pois têm necessidades bem específicas”, completou.

Danni Mokomoko, que administra o instituto Wellington Amphibian and Reptile Rescue, afirmou que resgatou 25 axolotes na semana passada. Ele atribui a crescente popularidade do animal ao jogo Minecraft.

Já Neale não acredita que o jogo sozinho poderia explicar esse aumento na procura pelo anfíbio. Ela afirmou que é necessário as pessoas pesquisarem sobre os cuidados com os axolotes antes de tê-los, pois esses animais podem viver por até 25 anos.