Nova ministra francesa da Cultura mira na prefeitura de Paris em 2026

A recém-nomeada ministra francesa da Cultura, Rachida Dati, anunciou nesta quarta-feira (17) que será candidata à prefeitura de Paris em 2026, um dia depois de uma coletiva de imprensa do presidente Emmanuel Macron, que disse não ter discutido este assunto com ela.

“Sou uma prefeita de distrito parisiense. Meu objetivo é Paris. Minha vontade é reunir todos aqueles que querem uma mudança em Paris, estou decidida”, respondeu a ministra, quando questionada se seria candidata.

A Câmara Municipal de Paris é um dos redutos da esquerda francesa. Sua atual prefeita, a socialista Anne Hidalgo, está no cargo desde 2014.

“Faltam três anos. Claro, sempre disse” que aspirava ao cargo, acrescentou Dati, que iniciou sua carreira política nas fileiras conservadoras.

Dati foi nomeado ministra da Cultura na última sexta-feira, uma decisão do presidente Emmanuel Macron que foi interpretada como um giro à direita de seu novo governo.

Ex-ministra da Justiça do ex-presidente conservador Nicolas Sarkozy e ex-deputada europeia, Dati é prefeita do sétimo distrito da capital parisiense desde 2008. Disputou a prefeitura de Paris em 2020, mas foi derrotada por Hidalgo.

Em uma entrevista coletiva ontem à noite, acompanhada por 8,7 milhões de telespectadores, o presidente francês, Emmanuel Macron, garantiu que não conversou sobre as próximas eleições municipais em Paris com Rachida Dati.

ls/jz/zm/tt