Mundo

Nova liderança no Congresso pode melhorar relações EUA-Cuba, diz congressista

Nova liderança no Congresso pode melhorar relações EUA-Cuba, diz congressista

Congressista republicano por distrito de Arkansas, Rick Crawford, fala com a imprensa em 8 de novembro de 2018 durante sua visita em Havana, Cuba - AFP

A recente mudança de liderança no Congresso dos Estados Unidos pode levar a “uma melhoria das relações” com Cuba, que estão em retrocesso após a chegada ao poder de Donald Trump, previu nesta quinta-feira (8) um congressista republicano em visita à ilha.

“Com a mudança de liderança progressivamente, acho que vai existir uma melhoria dentro das relações políticas com Cuba e sobretudo do ponto de vista do setor agrícola”, disse em coletiva de imprensa o congressista Rick Crawford (Arkansas).

Nas eleições de meio mandato nos Estados Unidos, o partido de Crawford aumentou sua maioria no Senado, enquanto que o opositor Democrata reconquistou a Câmara de Representantes.

Desde 2015, o congressista promove na Câmara um projeto de Lei de Exportações Agrícolas a Cuba, que busca suspender as restrições de crédito sobre as importações cubanas de alimentos e permitir que os americanos possam investir nos negócios agrícolas da ilha.

Crawford, que participa em Havana da primeira Conferência da Coalizão Agrícola EUA-Cuba – criada em 2015 para pressionar contra essas restrições -, disse que já abordou esse tema com Trump durante uma breve conversa, e que o presidente “expressou interesse”.