O sucesso de Romero Britto foi parar do outro lado do mundo e chegou à China. O artista plástico também está atingindo os meios de comunicação de massa. Figura carimbada na casa de celebridades brasileiras e americanas – o casal Obama tem um quadro dele – o pernambucano radicado em Miami inaugurou uma escultura de um porco gigante na cidade de Fuzhou, na província sudeste chinesa de Fujian. O brasileiro também está desenvolvendo, em parceria com o canal Discovery, uma série de animação. Com o trabalho bem adiantado, a ideia é que o programa estreie até o final do ano em todos os canais da emissora. Esta será a primeira vez que Brito faz um trabalho exclusivo para a televisão.

Nave Enterprise , da série “Star Trek”

Com 6,1 metros, “Royalty” como foi batizada a obra chinesa, é a maior escultura produzida pelo artista, e foi uma encomenda do magnata chinês Liu Dejian para decorar a empresa dele, a NetDragon, que produz jogos de videogame. O porco é uma referência ao signo do empresário e ao símbolo da marca. Brito trabalhou no projeto durante um ano e fez diversas viagens à China até concluir o projeto, que leva os traços alegres que o tornaram conhecido mundialmente. Além de um toque especial do escultor para unir os países: a ênfase no amarelo, que, segundo o artista, é uma cor que representa tanto o Brasil como a China.

Geek e excêntrico

Extravagante em seus gostos, o chinês Liu Dejain, 45 anos, que pagou pela escultura, foi um dos pioneiros no setor de videogames na China. Bilionário, está na 320º posição no ranking dos homens mais ricos do mundo da Revista Forbes e ganhou a fama de geek – um sinônimo mais cool para nerd – pela imprensa chinesa. Fã de Romero Britto (o empresário tem várias obras do artista no seu acervo particular), o magnata também é aficionado pela série “Star Trek”. A sede da empresa, onde a obra do porco ficará exposta, foi projetada no formato da nave Enterprise. Inaugurado em 2014, o prédio custou cerca de um bilhão de iuanes (R$ 490 milhões) e tem o tamanho de três campos de futebol. Já o valor da peça feita pelo brasileiro não foi revelada.

ENCOMENDA O bilionário chinês Liu Dejain, que produz jogos de videogame e é aficcionado por “Star Trek”, bancou a escultura