CATANIA, 26 SET (ANSA) – Uma nova frota de barcos que pretende levar ajuda humanitária até a Faixa de Gaza está se preparando para deixar em breve a cidade de Catania, no sul da Itália.
A operação, que deverá começar amanhã (27), no porto de San Giovanni Li Cuti, está sendo planejada pelas organizações Thousand Madleens to Gaza e Freedom Flotilla Coalition.
A frota, de acordo com um comunicado, partirá para “desafiar o bloqueio ilegal de Israel a Gaza e expor os sistemas que permitem seus crimes de guerra”, e que “a mobilização dos cidadãos é necessária devido à inação dos governos”.
Os barcos vão se juntar aos da Flotilha Global Sumud, frota que navega em direção à Faixa de Gaza para levar ajuda humanitária à população civil. A missão reúne mais de 600 ativistas e políticos de dezenas de países, incluindo a ambientalista sueca Greta Thunberg, o brasileiro Thiago Ávila e deputados italianos.
A Flotilha Global Sumud já denunciou que vários de seus barcos foram atingidos por “múltiplos drones” enquanto atravessavam a costa da Grécia, com lançamento de “objetos não identificados”, diversas “explosões” e bloqueio de comunicações.
(ANSA).