Uma jovem francesa fez uma nova denúncia por estupro durante o Festival de São Firmino, em Pamplona, norte da Espanha, após uma série de queixas de agressões sexuais.

“Registramos no sábado uma denúncia de uma francesa de 22 anos por estupro”, informou um porta-voz da polícia à AFP.

A mulher foi atacada no início da noite, no centro histórico de Pamplona, epicentro das festas de São Firmino, que atarem anualmente milhares de espanhóis e estrangeiros.

“A investigação está em curso, com a busca de testemunhas e a análise das imagens de câmeras de segurança”, informou o porta-voz.

Segundo as autoridades, as denúncias por agressão sexuais aumentaram significativamente desde a quarta-feira.

Cinco homens com entre 25 e 28 anos foram presos previdentemente no sábado acusados de estuprar uma jovem. O crime foi filmado.

No Código Penal Espanhol, a condenação por estupro oscila entre seis e 12 anos de prisão. A pena pode ser estendida a até 15 anos, dependendo das circunstâncias agravantes.

Anualmente, as tradicionais festas de São Firmino reúnem milhares de turistas espanhóis e estrangeiros. Este ano, a prefeitura lançou uma campanha para garantir “uma festa segura para as mulheres” e “sem agressões sexuais”, além de reforçar a segurança nas ruas.

“Nem o uso, nem o abuso do álcool e das drogas justificam uma agressão”, diz uma das mensagens da campanha.

Além da denúncia da jovem francesa, a polícia relatou quatro detenções por diferentes delitos, em sua maioria por assédio contra mulheres.