Claudia Ohana, de 60 anos, revelou, em entrevista a revista Quem, que sofre de nosofobia, que é uma condição faz com que a pessoa tenha medo de adquirir uma doença específica no futuro, o que pode gerar ansiedade e atrapalhar o dia a dia do indivíduo. Na sabatina, a atriz ainda disse que sente pavor de ficar doente desde criança.

+Saiba quem é Jessé Aguiar, ex-cantor gospel que se assumiu gay e já cantou música de Anitta

+Elogiada por aparência jovem aos 40 anos, especialista diz se Sandy fez algum procedimento no rosto

“Evito buscar informações sobre doenças no Google, não leio bulas e trabalho o subconsciente sobre o assunto”, disse Ohana.

A IstoÉ Gente conversou com Rosângela Casseano, que é psicóloga especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, reprogramação mental e CEO da PsicoPass, que explicou tudo sobre nosofobia, condição de Claudia Ohana. Entenda abaixo!

O que é nosofobia?

Nosofobia é um distúrbio de sintomas somáticos, considerada um transtorno de ansiedade gerada pelo medo excessivo de adoecer trata-se de uma fobia, do grego “nosos” para “doença” (como o Dicionário Webster 1913 exprimiu, “o medo mórbido de uma doença”). Os medos aterrorizantes desse tipo são de contrair principalmente doenças como diabetes, câncer e doenças do coração. Diferente da hipocondria, que também é um medo irracional de doenças, porém o hipocondríaco não possui medo do diagnóstico e se trata de algo do presente, busca diversos tipos de remédios e curas e vai a vários médicos, recorre ao google atrás de possíveis prognósticos e faz uso dos fármacos como um bote salva vidas.

Sintomas

Nosofobia tem uma natureza exata do medo em desenvolver uma doença específica e esses pensamentos persistentes atormenta a vida da pessoa, pois para ela em algum momento a doença será descoberta pelos médicos especialistas. Neste esquema distorcido de pensamento, o nosofóbico começa a ter comportamentos evitativos, muda de forma brusca seus hábitos, principalmente alimentares e no estilo de vida, ficam aflitos com qualquer problema de saúde, até com os mais corriqueiros, como gripes e resfriados, evitam contato com germes e estão sempre se resguardando em situações ou lugares que acreditam haver algum tipo de aumento de transmissão a doenças. As consultas médicas são atormentadoras e a espera por diagnósticos pós realização de exames, causa extrema ansiedade.

Em épocas pós pandemia temos observado um número crescente desse quadro fóbica, as causas geralmente estão associadas a perdas de parentes, ameaças globais e endemias.

Tratamento

O tratamento de nosofobia se dá muitas vezes com ajuda medicamentosa por um psiquiatra e com o tratamento psicológico preferencialmente com base na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) que se torna mais efetiva na mudança das formas de pensar.