O Villareal conquistou pela primeira vez o título da Liga Europa ao vencer numa longa disputa de pênaltis (11-10) o Manchester United, após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, nesta quarta-feira, na partida disputada na cidade polonesa de Gdansk.

No tempo normal, o atacante Gerrard Moreno abriu o marcador para a equipe espanhola (no minuto 29), enquanto o uruguaio Cavani igualou na segunda etapa (55) para os ingleses.

Após a manutenção do placar na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis. Todos os 20 jogadores de linha, dos dois times, acertaram suas cobranças e coube aos goleiros a definição do duelo.

Rulli converteu sua cobrança, mas David de Gea bateu rasteiro, no canto esquerdo, permitindo a defesa do espanhol e o primeiro título na elite do futebol na história do Villarreal.

Além disso, o treinador do time espanhol, Unai Emery, se tornou o primeiro a conquistar pela quarta vez o título deste torneio continental, depois de três vitórias à frente do Sevilla, superando o técnico italiano Giovanni Trappatoni.

Com esta conquista, o “Submarino Amarelo” volta a disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada, mas antes tem a oportunidade de alcançar um segundo título europeu, com a Supertaça que será disputada em agosto contra o vencedor da atual edição do principal torneio continental, Manchester City ou Chelsea.

Final da Liga Europa

Villarreal x Manchester United 1-1 (1-0, 1-1, 1-1, 1-1)

Villarreal venceu nas cobranças de pênaltis (11 – 10)

Estádio: PGE Arena, em Gdansk (Polônia)

Público: 9.500 espectadores

Árbitro: C. Turpin (FRA)

Gols:

Villarreal: Gerard Moreno (29)

Manchester United: Cavani (55)

Cobranças de pênalti convertidas:

Villarreal: Gerard Moreno, Raba, Paco Alcácer, Moreno, Parejo, Moi Gomez, Albiol, Coquelin, Mario Gaspar, Torres, Rulli

Manchester United: Mata, Telles, B. Fernandes, Rashford, Cavani, Fred, James, Shaw, Tuanzebe, Lindelöf

Cobrança de pênalti perdida:

Manchester United: De Gea

Cartões amarelos:

Villarreal: E. Capoue (54), Foyth (84)

Manchester United: Bailly (82), Cavani (113)

Equipes:

Villarreal: Rulli – Foyth (Mario Gaspar 88), Albiol (cap), Torres, Pedraza (Moreno 88) – Pino (Paco Alcácer 77), E. Capoue (Raba 120+3), Parejo, Trigueros Munoz (Moi Gomez 77) – Gerard Moreno, Bacca (Coquelin 60). T: Unai Emery

Manchester United: De Gea – Wan-Bissaka (Mata 120+3), Bailly (Tuanzebe 116), Lindelöf, Shaw – Pogba (James 116), Greenwood (Fred 100), McTominay (Telles 120+3), B. Fernandes (cap), Rashford – Cavani. T: Ole Gunnar Solskjaer

gr/mcd/lca