O Ituano carimbou vaga na final do Troféu do Interior do Campeonato Paulista na noite desta segunda-feira, ao empatar com o Água Santa, por 2 a 2, no tempo normal, e vencer por 3 a 2 nas cobranças de pênalti, em confronto realizado no estádio Novelli Júnior, em Itu.

Com a vitória nas penalidades, agora o Ituano enfrentará o Botafogo-SP na decisão do torneio, em confronto único que deverá ser disputado na quinta-feira, no estádio Santa Cruz, em Ribeiro Preto.

O campeão do Troféu do Interior garante vaga na Copa do Brasil de 2023, além de premiação em dinheiro da Federação Paulista de Futebol (FPF).

O Ituano impôs seu ritmo no início do primeiro tempo e criou as melhores chances de gol. Aos 10, João Victor arriscou de fora da área e a bola passou muito perto do travessão. Depois, aos 16, Pacheco cruzou da direita e Aylon, de primeira, finalizou para ótima defesa do goleiro Victor Souza.

Melhor em campo, o Ituano transformou a superioridade em gol. Aos 25, João Victor passou pela marcação na linha de fundo e cruzou para Aylon, que antecipou a marcação e concluiu para as redes, deixando o time da casa em vantagem no placar.

O Água Santa não demorou para responder e aos 28 quase empatou em cobrança de falta de Fernandinho e que acertou a rede, mas pelo lado de fora. Só que aos 40 os visitantes deixariam tudo igual. Dadá Belmonte cruzou da esquerda e Fernandinho completou para o gol.

Após o intervalo, o Ituano precisou de apenas três minutos para ficar novamente na frente do placar. Roberto acertou a trave em cobrança de falta, a bola bateu nas costas do goleiro Victor Souza e sobrou para Rafael Elias encher o pé.

Mas assim como no primeiro tempo, o Ituano não conseguiu manter a vantagem e sofreu o empate. Após escanteio da direita, houve desvio na primeira trave e a bola bateu no braço do volante Jiménez, do Ituano: pênalti marcado. Aos 25, Dadá Belmonte deslocou Pegorari e fez seu gol.

A reta final da partida teve o Água Santa muito mais presente no ataque, enquanto o Ituano teve dificuldades de encontrar o gol da vitória, mantendo assim o placar empatado e levando a decisão para os pênaltis.

Nas penalidades, o goleiro Pegorari, do Ituano, defendeu dois pênaltis e ajudou seu time a vencer por 3 a 2, carimbando vaga na final do Troféu do Interior.

FICHA TÉCNICA

ITUANO 2 (3) X (2) 2 ÁGUA SANTA

ITUANO – Pegorari; Pacheco, Léo Santos, Rafael Pereira e Roberto; Jiménez (Gerson Magrão), Kaio (Gabriel Barros) e Lucas Siqueira; Aylon (Igor Henrique), João Victor (Lucas Nathan) e Rafael Elias (Iago Telles). Técnico: Mazola Júnior.

ÁGUA SANTA – Victor Souza; Alex Reinaldo (João Vitor), Hélder, Jeferson Bahia e Alyson (Álvaro); Rodrigo Sam, Caíque (David) e PH Guimarães; Dedá Belmonte, Fernandinho e Vinicius Reis (Renato Júnior). Técnico: Sérgio Simões.

GOLS – Aylon, aos 25; e Fernandinho, aos 40 minutos do primeiro tempo. Rafael Elias, aos 3; e Dadá Belmonte, aos 25 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Salim Fende Chavez (SP).

CARTÕES AMARELOS – Pegorari, Pacheco, Lucas Siqueira, Igor Henrique, João Victor e Rafael Elias (Ituano); Hélder, Jeferson Bahia e David (Água Santa).

PÚBLICO E RENDA – Não divulgados.

LOCAL – Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP).