O adolescente Emilian Sosa, de 14 anos, está mobilizando pessoas para arrecadar dinheiro para o tratamento da mãe dele, Erika Calderon, que está internada há 22 dias com Covid-19 em McAllen, no Texas (EUA). De acordo com o jornal local Valley Central, a doença atingiu gravemente os pulmões da mulher.

“Ela precisa ser transportada de helicóptero para um novo hospital para receber uma nova terapia que pode salvar sua vida. O transporte tem que ser pago integralmente e temos muitas contas pela frente”, explicou Emilian na campanha criada para a vakinha.

Segundo o Dr. James Castillo, autoridade de saúde do condado de Cameron, a terapia a qual o adolescente se refere chama-se oxigenação por membrana extracorporal (ECMO). “Você tem que colocar um cateter grande nos vasos sanguíneos principais de uma pessoa. Você tira o sangue do corpo, passa por uma máquina que coloca oxigênio no sangue e retira o dióxido de carbono. Então ele o coloca de volta no corpo. É basicamente um pulmão artificial que está fora do corpo”, explicou o especialista ao jornal Valley Central.

Ainda conforme Castillo, a terapia é usada em pacientes extremamente doentes e a região onde a mãe de Emilian está internada não oferece esse tipo de tratamento.

Em busca de ajuda para a mãe, o adolescente, que é filho único, também escreveu uma carta para o governador Greg Abbott, para encontrar um local em que o tratamento estivesse disponível. Pelo Twitter, o governador informou que entrou em contato com o adolescente e que o equipamento adequado seria oferecido à mãe dele.

“É uma bênção que Deus nos deu, ajudar minha mãe a superar esta situação e voltar para casa comigo”, disse Emilian que mantém contato com a mãe por meio de videochamadas. De acordo com o jornal Mireya Villareal da CBS News, a mãe dele será transportada para o hospital Memorial Hermann em Houston.