ROMA, 16 AGO (ANSA) – Cerca de 350 jornais dos Estados Unidos aderiram a um apelo lançado pelo “The Boston Globe” pela defesa da liberdade de imprensa, a qual alegam estar sendo ameaçada pelo que chamam de “guerra suja” do presidente Donald Trump.

Em todo o país, 343 jornais publicaram hoje com um editorial contra as declarações de Trump de que os jornalistas são “inimigos do povo”. A campanha leva a hashtag “#EnemyOfNon”, que, na tradução, significa “Inimigo de Ninguém”.

“Temos hoje nos Estados Unidos um presidente que criou um mantra de que os jornalistas que não apoiam abertamente as políticas da atual administração são inimigos do povo. Essa é uma das principais mentiras promovidas por esse presidente, como um charlatão do passado que joga pó mágico ou água em uma multidão cheia de esperança”, disse o texto do “The Boston Globe”.

A iniciativa foi aderida por jornais pequenos ou grandes, como o “The New York Time”, e até pelo britânico “The Guardian”. Já o “The Wall Street Journal” ficou de fora.

O “NYT” escolheu como título “A imprensa livre precisa de você”, ressaltado que os ataques e Trump são “perigosos para a força vital da democracia”. (ANSA)