Nos EUA, 30 milhões pedem seguro-desemprego em 6 semanas

NOVA YORK, 30 ABR (ANSA) – O número de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos na última semana chegou a 3,8 milhões, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (30).   

Com isso, somando o dado de hoje com as cinco semanas anteriores, mais de 30 milhões de norte-americanos ficaram sem seus empregos em meio à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).   

Apesar da enorme massa de trabalhadores sem trabalho, o número vem apresentando queda semana após semana. No último anúncio do departamento, foram 4,42 milhões de pedidos; no anterior, foram 5,24 milhões. O recorde foi batido na semana entre 25 de março e 1º de abril, quando 6,64 milhões entraram com a solicitação do seguro-desemprego. Nesta quarta-feira (29), o Departamento de Comércio também divulgou dados que mostram os efeitos da pandemia na economia, onde o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 4,8% no primeiro trimestre – a maior queda desde os últimos três meses de 2008. Hoje, o mesmo Departamento confirmou que os gastos pessoais dos norte-americanos despencaram 7,5% durante o mês de março, na maior retração desde 1959, quando a taxa começou a ser divulgada. Os Estados Unidos são os mais afetados pela Covid-19, tendo mais de 1,04 milhão de casos e quase 61 mil mortes. (ANSA)