O norueguês Karsten Warholm quebrou o recorde mundial de 400 metros com barreiras ao vencer com o tempo de 46 segundos e 70 centésimos o meeting de atletismo de Oslo, da Diamond League, nesta quinta-feira (1º).

Warholm bateu assim o antigo recorde de 46.78 que pertencia ao americano Kevin Young há 29 anos, desde os Jogos Olímpicos de Barcelona-1992.

O recorde de Warholm vem apenas quatro dias após uma impressionante marca do americano Rai Benjamin, que durante as classificatórias de seu país para os Jogos havia se tornado o segundo mais rápido da história, com um tempo de 46 segundos e 83 centésimos.

As duas estrelas devem se enfrentar no dia 9 de julho no meeting de Mônaco, um aperitivo antes das Olimpíadas de Tóquio (23 de julho a 8 de agosto), onde a prova dos 400 metros com barreiras promete ser uma das mais esperadas no atletismo.

Warholm, atual bicampeão mundial, já havia se aproximado do recorde mundial várias vezes em 2019 (46.92) e 2020 (46.87).

Aos 25 anos, o norueguês se tornou a referência em uma prova que vive um momento de esplendor para uma geração em que também se destaca Samba Abderrahman, do Catar, que planeja brigar com Warholm e Benjamin pelo ouro olímpico em Tóquio.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

rg/lrb/dr/am


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias