Noruega vence Paraguai na prorrogação (1-0) e pega França nas quartas do Mundial Sub-20

Com um futebol ultradefensivo, a Noruega venceu o Paraguai por 1 a 0 na prorrogação e avançou para as quartas de final do Mundial Sub-20, no Chile, aproveitando a única jogada perigosa que teve em 120 minutos de jogo.

Os noruegueses, que sofreram apenas um gol no torneio, recuaram logo cedo e cederam a iniciativa aos paraguaios, que viram todas as suas tentativas de ataque esbarrarem na muralha nórdica.

Na única jogada de ataque elaborada em toda a partida, Julian Laegreid avançou pela esquerda e cruzou para a área, onde encontrou o atacante Niklas Fuglestad que finalizou para o fundo da rede (116′).

O Paraguai, que não desistiu de tentar, ainda teve um pênalti perdido aos 13 minutos pelo atacante Tiago Caballero no Estádio Fiscal, em Talca, cerca de 250 quilômetros ao sul de Santiago.

O domínio sul-americano foi tão intenso que, antes do gol, o único chute da Noruega foi de longa distância no primeiro tempo.

“Não tivemos sorte nas chances que criamos. Tentamos, mas não deu”, lamentou Antolín Alcaraz, técnico da ‘Albirroja’.

“Vamos embora arrasados pela maneira como a partida foi definida (…) Saímos daqui desanimados. Sinceramente, merecíamos avançar”, acrescentou o treinador.

A Noruega vai enfrentar no domingo a França, que nesta quarta derrotou o Japão por 1 a 0 no Estádio Nacional de Santiago, também nos minutos finais da prorrogação.

– Pênalti salva França –

Os japoneses sofreram uma derrota dolorosa após dominarem boa parte da partida, incluindo a prorrogação. No entanto, o Japão não conseguiu converter em gols seus inúmeros ataques e acertou o travessão repetidamente.

Para piorar a situação, uma revisão mostrou que um jogador japonês havia tocado a bola com a mão na área quando a disputa por pênaltis se aproximava.

O atacante Lucas Michal converteu a penalidade aos 120 minutos e 3 segundos, provocando lágrimas nos asiáticos após o término da partida.

A partida das quartas de final entre França e Noruega será disputada às 20h (horário de Brasília) do domingo, dia 12 de outubro, no Estádio Elías Figueroa, em Valparaíso, a cerca de 100 km de Santiago.

— Jogos das oitavas de final do Mundial Sub-20 (horário de Brasília):

– Terça-feira:

Ucrânia – Espanha 0 – 1

Chile – México 1 – 4

– Quarta-feira:

Argentina – Nigéria 4 – 0

Colômbia – África do Sul 3 – 1

Paraguai – Noruega 0 – 1 (após prorrogação)

Japão – França 0 – 1 (após prorrogação)

– Quinta-feira:

Estados Unidos – Itália em Rancagua (16h30)

Marrocos – Coreia do Sul em Rancagua (20h00)

axl/ag/aam