Mundo

Noruega tem início de consultas para formação de novo governo após vitória da esquerda

Noruega tem início de consultas para formação de novo governo após vitória da esquerda

Jonas Gahr Støre iniciou as negociações para a formação do próximo governo - NTB/AFP/Arquivos


Os partidos de esquerda da Noruega iniciaram nesta terça-feira (14), um dia depois de sua vitória nas eleições legislativas, consultas e negociações que prometem ser longas para formar um novo governo e retirar a direita do poder após oito anos.

O Partido Trabalhista do provável próximo primeiro-ministro, Jonas Gahr Støre, e seus principais aliados, o Partido de Centro e a Esquerda Socialista, conquistaram maioria absoluta ao somar 89 das 169 cadeiras do Parlamento unicameral, de acordo com os resultados ainda provisórios.

A atual primeira-ministra, a conservadora Erna Solberg, reconheceu na segunda-feira à noite a derrota da coalizão de centro-direita, o que abriu o caminho para a alternância de poder.

“Durante os próximos dias, eu convidarei para reuniões os líderes de todos os partidos que desejam um novo governo”, afirmou Støre, que falou sobre a desigualdade social em seu discurso de vitória.

Além do Partido de Centro e da Esquerda Socialista, o milionário de 61 anos afirmou que pretende dialogar com outras forças da atual oposição, os comunistas do Rødt e os ecologistas do MDG, que conquistaram oito e três cadeiras, respectivamente.

O Partido de Centro, que defende principalmente os interesses do mundo rural, e a Esquerda Socialista, preocupada com a justiça social e a proteção do meio ambiente, divergem em muitos temas, inclusive em questões fiscais e de petróleo – a Noruega é o maior produtor de hidrocarbonetos da Europa ocidental.

Embora os três partidos tenham integrado o governo de Jens Stoltenberg, o antecessor de Jonas Gahr Støre como líder trabalhista, os centristas afirmaram durante a campanha que se recusariam a governar com a Esquerda Socialista, uma linha que parece ter moderado nos últimos dias.

Um novo Executivo não deve ser formado antes de várias semanas.

Veja também
+Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin, revela que fez cirurgia na vagina
+ Vídeos mostram pessoas preparando saladas com Cheetos no TikTok
+ Mulher e filho de Schumacher falam sobre saúde do ex-piloto
+ Carvão “gourmet” que não suja as mãos vira meme nas rede sociais; ouça
+ Mãe encontra filho de 2 anos morto com bilhete ao lado ao chegar em casa
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago