Principal surpresa das Eliminatórias da Europa, a Noruega se garantiu na Copa do Mundo de 2026 ao vencer a Itália por 4 a 1 no último domingo, 16. Comandada pelo “cometa” Haaland, que marcou mais dois gols na goleada sobre a Azurra, a seleção norueguesa terminou na 1ª colocação do grupo I e estará no próximo mundial.
+ Classificação completa das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo
Garantida na Copa, assim como a seleção brasileira, a Noruega tem um histórico positivo diante do Brasil. As seleções, que podem voltar a se encarar em um mundial após 28 anos, já se enfrentaram quatro vezes, sendo três amistosos e um duelo na fase de grupos da Copa de 1998, torneio que marcou a última participação do país nórdico em Copas.
+ Gattuso se desculpa após vexame da Itália diante da Noruega
Nos quatro duelos entre os países, o Brasil nunca conseguiu vencer. O primeiro encontro foi em 1988, quando as seleções se enfrentaram em um amistoso na casa da Noruega.
Relembre detalhes dos encontros
Noruega 1 x 1 Brasil – 1988
No primeiro embate entre as seleções, no estádio Ullevaal Stadion, em Oslo, o duelo terminou empatado. A Noruega abriu o placar com o atacante Jan Åge Fjørtoft, aos 49 minutos, mas o Brasil buscou o empate aos 81, com gol do atacante Edmar.
- Noruega: Erik Thorstvedt, Gunnar Halle, Rune Bratseth, Erland Johnsen, Karl Petter Løken (Carsten Bachke), Erik Solér, Kjetil Osvold, Sverre Brandhaug, Tom Sundby, Gøran Sørloth e Jan Åge Fjørtoft (Jan Kristian Fjærestad).
- Brasil: Taffarel, Jorginho, Ricardo Gomes, Nelsinho (Luiz Carlos Winck), Aloísio, Andrade, Geovani Silva (Luiz Milton), Valdo, Edu Manga (Careca), Romário, Edmar.
Noruega 4 x 2 Brasil – 1997
Quase 10 anos depois, as seleções voltaram a se enfrentar, novamente em amistoso. Desta vez em campo neutro, no estádio Stephen Lodge, na Inglaterra, a Noruega foi superior e bateu o Brasil por 4 a 2, com gols de Tore André Flo (duas vezes), Petter Rudi e Egil Østenstad. Romário e Djalminha marcaram os gols da seleção canarinho. Neste duelo, o pai de Erling Halland, Alf-Inge Halland, esteve presente, sendo um dos pilares da seleção norueguesa.
- Noruega: Frode Grodas (Thomas Gill), Henning Berg, Ronny Johnsen, Kjetil Rekdal, Bent Skammelsrud, Alf-Inge Haaland (Gunnar Halle), Oyvind Leonhardsen (Stale Solbakken), Frank Strandli (Jostein Flo), Petter Rudi (Egil Østenstad), Erik Mykland e Tore André Flo.
- Brasil: Taffarel, Cafu, Célio Silva, Márcio Santos, Roberto Carlos, Mauro Silva, Dunga, Djalminha, Leonardo, Romário e Ronaldo.
Brasil 1 x 2 Noruega – 1998
Pela primeira vez em Copa do Mundo, Noruega e Brasil se enfrentaram no mundial de 1998, na França. A partida, válida pela terceira rodada da fase de grupos, começou com o Brasil já classificado e a Noruega disputando a segunda colocação do grupo. Mesmo com a equipe basicamente titular, a seleção brasileira foi novamente superada pela seleção norueguesa, agora por 2 a 1. Kjetil Rekdal e Tore André Flo anotaram os gols da Noruega, enquanto Bebeto descontou para o Brasil.
- Brasil: Taffarel, Cafu, Gonçalves, Júnior Baiano, Roberto Carlos, Dunga, Leonardo, Bebeto, Ronaldo, Denílson e Rivaldo.
- Noruega: Frode Grodås, Dan Eggen, Ronny Johnsen, Henning Berg, Stig Inge Bjornebye, Kjetil Rekdal, Oyvind Leonhardsen, Vidar Riseth (Jostein Flo), Roar Strand (Erik Mykland), Håvard Flo (Ole Gunnar Solskjær) e Tore André Flo
Noruega 1 x 1 Brasil – 2006
O último encontro entre os países foi em um amistoso em 2006, novamente realizado no Ullevaal Stadion, na capital norueguesa. O duelo, realizado pouco tempo após a decepcionante Copa do Mundo, em que o Brasil caiu nas quartas de final para a França, marcava a estreia do técnico Dunga no comando da amarelinha. Dentro de campo, já com uma equipe bastante modificada em relação à eliminação para os franceses, o Brasil não mostrou um bom futebol e ficou apenas no empate diante da Noruega. Morten Pedersen abriu o placar para os norueguesas e Daniel Carvalho anotou o tento brasileiro no empate em 1 a 1.
- Noruega: Thomas Myhre, Erik Hagen (Kjetil Waehler), Brede Hangeland, John Arne Riise, Fredrik Strømstad (Christian Grindheim), Martin Andresen, Anders Rambekk, Morten Pedersen (Ole Årst), Kristofer Hæstad, Ole Gunnar Solskjær (Steffen Iversen) e John Carew (Daniel Braaten).
- Brasil: Gomes, Cicinho (Maicon), Juan (Alex), Lúcio, Gilberto, Edmílson (Dudu Cearense), Gilberto Silva, Daniel Carvalho (Vágner Love), Elano (Júlio Baptista), Fred e Robinho
Campanha histórica
Para voltar a Copa do Mundo após 28 anos (última participação foi em 1998) a Noruega fez uma campanha histórica nas Eliminatórias da Europa. Foram oito vitórias em oito partidas disputadas, sendo duas delas diante da tetracampeã mundial Itália.
Ao todo, foram 37 gols marcados e apenas cinco sofridos, sendo o melhor ataque entre todas as seleções que disputaram as eliminatórias. Haaland termina as eliminatórias como artilheiro máximo, com 16 gols no total, o dobro do segundo artilheiro da competição.
Com um time jovem e promissor, repleto de jogadores conhecidos, como Oscar Bobb (Manchester City), Alexander Sørloth (Atlético de Madrid), Antonio Nusa (RB Liepizig), Martin Ødegaard (Arsenal), Erling Haaland (Manchester City), entre outros, a Noruega chega para a sua quarta Copa do Mundo (participou em 1938 , 1994 e 1998) como uma seleção que pode surpreender incomodar as grandes potências do futebol.