A Noruega anunciou nesta segunda-feira (20) que entregou à Ucrânia os oito tanques Leopard 2 que havia prometido, uma contribuição que espera que, juntamente com outros países aliados, seja “determinante” na disputa.

“Os oito Leo (Leopard) 2 estão na Ucrânia”, disse a porta-voz do Exército norueguês, Stine Barclay Gaasland, em um e-mail à AFP.

O país nórdico prometeu em fevereiro que entregaria à Ucrânia oito tanques de guerra do tipo 2A4, um modelo da penúltima geração que substituirá pela mais moderna edição Leopard 2A7. Para isso já encomendou 54 novos tanques.

“Para a Ucrânia, a doação de tanques de batalha será decisiva para sua capacidade de realizar operações ofensivas e recuperar os territórios ocupados pela Rússia”, declarou o tenente-coronel Lars Jensen, chefe do batalhão mecanizado do exército norueguês, em comunicado.

As tropas que vão operar o Leopard 2 estão sendo treinadas na Polônia, uma operação patrocinada pela União Europeia, informou o Exército norueguês.

Diante da invasão russa, outros países ocidentais como Polônia, Alemanha, Suécia, Espanha, Finlândia e Canadá entregaram ou prometeram fornecer tanques Leopard, um tanque de fabricação alemã, para a Ucrânia.

phy/map/an/mb/aa