O britânico Lando Norris, da McLaren, conquistou a pole position do Grande Prêmio do Brasil neste sábado (8), ampliando ainda mais sua vantagem na liderança do Mundial de Fórmula 1 após a vitória na corrida sprint.
Norris, de 25 anos, registrou o tempo de 1:09.511 no circuito de Interlagos, em São Paulo, enquanto o italiano Kimi Antonelli, da Mercedes, obteve o segundo melhor tempo, com 1:09.685, e o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, ficou em terceiro, com 1:09.805.
Logo atrás deles, o companheiro de equipe de Norris e principal rival na disputa pelo título, o australiano Oscar Piastri, marcou o tempo de 1:09.886.
O brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber) não conseguiu participar da classificação após bater forte na corrida sprint. Mas os organizadores confirmaram que ele vai disputar a corrida no domingo, largando dos boxes.
O holandês Max Verstappen (Red Bull), eliminado no Q1, vai largar apenas em 16º.
Com quatro corridas restantes na temporada, Norris lidera o Mundial de pilotos com 365 pontos, enquanto Piastri tem 356 após abandonar a corrida sprint devido a um acidente.
erc/raa/aam