SÃO PAULO, 8 NOV (ANSA) – Após ter vencido o Grande Prêmio do México e a corrida sprint em Interlagos, o britânico Lando Norris manteve o embalo e faturou neste sábado (8) a pole position do GP de São Paulo de Fórmula 1.
O líder do campeonato fez um tempo de 1m09s511 em sua segunda tentativa no Q3 e ficou dois décimos à frente do italiano Andrea Kimi Antonelli, que colocou a Mercedes ao lado de Norris na primeira fila.
Já o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, ficou em terceiro lugar, à frente do apagado Oscar Piastri (McLaren), que largará em quarto e corre o risco de ver seu companheiro de equipe abrir vantagem na ponta do Mundial de Pilotos.
O top 10 ainda tem Isack Hadjar (Racing Bulls), George Russell (Mercedes), Liam Lawson (Racing Bulls), Oliver Bearman (Haas), Pierre Gasly (Alpine) e Nico Hulkenberg (Sauber).
O heptacampeão Lewis Hamilton, da Ferrari, foi eliminado no Q2, em mais um resultado frustrante em seu primeiro ano pela equipe de Maranello, e largará da 13ª posição Outra surpresa da classificação foi o desempenho da Red Bull: o tetracampeão Max Verstappen, que ainda nutre esperanças de título, sequer passou do Q1 e vai começar da 16ª posição, enquanto Yuki Tsunoda partirá do 19º lugar.
Já o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, não participou da sessão porque os mecânicos não conseguiram consertar seu carro a tempo após o acidente na última volta da corrida sprint e largará em último.
O GP de São Paulo está marcado para 14h deste domingo (9), e o campeonato tem Norris na liderança, com 365 pontos, seguido de Piastri (356) e Verstappen (326). (ANSA).