SÃO PAULO, 26 JUL (ANSA) – Vencedor das duas últimas etapas da Fórmula 1, o britânico Lando Norris garantiu neste sábado (26) a pole position no Grande Prêmio da Bélgica, no histórico circuito de Spa-Francorchamps.
O vice-líder do campeonato marcou um tempo de 1m40s562 em sua melhor volta no Q3, menos de um décimo mais rápido que seu companheiro de McLaren, o líder Oscar Piastri, que largará na segunda posição.
“Estava confiante de que poderia fazer um bom trabalho hoje e estou feliz por ter alcançado a pole position”, celebrou Norris, que mostrou otimismo para a corrida.
O monegasco Charles Leclerc conseguiu colocar a Ferrari em terceiro lugar, enquanto seu parceiro Lewis Hamilton ainda não se encontrou na escuderia de Maranello e foi eliminado no Q3, ficando apenas em 16º.
“Não esperava essa posição, estou muito feliz com o resultado de hoje”, disse Leclerc.
Max Verstappen (Red Bull), Alexander Albon (Williams), George Russel (Mercedes), Yuki Tsunoda (Red Bull), Isack Hadjar (Racing Bulls), Liam Lawson (Racing Bulls) e o brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber) completam o top 10. Já o italiano Kimi Antonelli (Mercedes) ficou na 18ª posição.
A largada do GP da Bélgica está marcada para 10h deste domingo (27), e a previsão do tempo indica 85% de chances de chuva.
Para Piastri, a meta é tentar aproveitar o vácuo de Norris na enorme reta Kemmel na primeira volta para tomar a ponta do companheiro, manobra da qual ele foi vítima por parte de Verstappen na sprint.
O australiano lidera o Mundial de Pilotos com 241 pontos, nove a mais que Norris (232) e 68 à frente de Verstappen (173).
(ANSA).