MONZA, 5 SET (ANSA) – Após a Ferrari elevar as expectativas de seus torcedores em Monza com uma dobradinha no primeiro treino livre, o piloto Lando Norris, da McLaren, colocou ordem e foi o mais rápido do TL2 do Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1.
O britânico, que busca correr atrás do prejuízo que o abandono da prova anterior causou, fez 1m19s878 em sua melhor volta no lendário circuito lombardo e impediu o ferrarista Charles Leclerc de ficar na frente por 0s083. O espanhol Carlos Sainz, da Williams, completou o top 3.
Atual líder do campeonato, o australiano Oscar Piastri, da McLaren, ficou em quarto lugar, enquanto Lewis Hamilton, da Ferrari, fechou a lista dos cinco mais velozes. O heptacampeão mundial de F1 fez o melhor tempo do TL1.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, mostrou um bom ritmo no Autódromo de Monza e ficou em 12º, enquanto o anfitrião Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, fechou em 19º, mas foi marcado por ter acionado uma bandeira vermelha ao passar reto na curva.
Os trabalhos na Itália serão retomados no próximo sábado (6), com o terceiro treino livre, a partir das 7h30 (de Brasília), e com a qualificação, marcada para às 11h. (ANSA).