A previsão do tempo mostra que chuvas intensas vão atingir quatro das cinco regiões do País nesta quinta-feira, dia 22. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as regiões Sudeste, Sul e Nordeste serão as mais afetadas pelas fortes chuvas e deverão estar em estado de alerta para os perigos relacionados às precipitações.
As áreas mais afetadas vão ser: Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, região Metropolitana de Curitiba, Norte Catarinense, Litoral Sul Paulista, Serrana, Sul Catarinense, região Metropolitana de Recife, Agreste Pernambucano, Mata Pernambucana, Mata Paraibana, Leste Alagoano, Agreste Paraibano, Agreste Alagoano, Leste Sergipano, Sul Cearense, Sertões Cearenses, Centro-Sul Cearense, Sertão Pernambucano, Sertão Paraibano, São Francisco Pernambucano e Jaguaribe.
Segundo o instituto, as chuvas vão ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e os ventos vão ser bastante intensos (60-100 km/h). Sendo assim, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Por conta dos perigos, em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é importante que a população não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, também é recomendável que aparelhos elétricos e quadro geral de energia sejam desligados durante as tempestades.
O Norte do País recebeu um alerta amarelo para perigos potencias. Os locais da região podem esperar chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Existe, no entanto, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Inmet não emitiu alertas para a região Centro-Oeste. O dia seguirá com temperaturas amenas e sem riscos de precipitações que causem perigos.