O Ministério da Cultura nomeou Helena Porto Severo da Costa para o cargo de presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), em substituição a Renato Andrade Lessa. Os respectivos decretos de nomeação e exoneração estão publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 9. A exoneração de Lessa tem efeito a partir de 31 de maio. Também foi nomeado na Cultura Humberto Ferreira Braga para presidir a Fundação Nacional de Artes (Funarte).

No Ministério da Transparência (ex-CGU), o ministro Torquato Jardim trocou o titular da Secretaria Executiva da pasta. Carlos Higino Ribeiro de Alencar, que já comandou o Ministério como interino em algumas oportunidades, foi exonerado do cargo para dar lugar a Wagner de Campos Rosário.

Também houve mudanças no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Diário Oficial traz a exoneração de Jaime Silva Herzog, da função de membro efetivo do Conselho Fiscal, e de Vagner Freitas de Moraes, da função de membro do Conselho de Administração, ambos do banco público de fomento.

Outra exoneração publicada nesta terça-feira é de Natália Lorenzetti, do cargo de subsecretária de Planejamento, Orçamento e Administração da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.