Em apenas quatro meses de existência, o Corinthians/Guarulhos parte para a sua terceira final na temporada de 2017. O time foi campeão da Taça Ouro, vice-campeão da Copa São Paulo e chega para a disputa do título do Campeonato Paulista masculino de vôlei diante do EMS Taubaté Funvic, tricampeão estadual, como azarão no duelo. O primeiro jogo da decisão será nesta quarta-feira no ginásio Abaeté, às 21h15, em Taubaté (SP).

O favoritismo do adversário, que conta com jogadores de seleção que podem fazer a diferença, não assusta. Para os jogadores do Corinthians/Guarulhos, a ideia é continuar mostrando o valor da equipe na temporada. “O grupo se mostrou forte por superar as dificuldades de início de projeto, das coisas novas, de um time novo junto. Isso é um ponto positivo para a gente chegar mais forte nessa final”, afirmou o central Luizinho.

Ele vem sendo o jogador mais eficiente do Corinthians/Guarulhos no Campeonato Paulista de vôlei. Ele tem 64% de aproveitamento de ataque e das 143 bolas que recebeu, 91 ele colocou no chão como atacante, marcando ainda 37 pontos de bloqueio e dois de saque, totalizando 130 pontos. O jogador sabe que a fase é boa, mas espera que o time todo renda na decisão.

“Se eu jogar bem é bom para equipe, mas espero que todos estejam bem. Eu venho num bom momento, que é fruto de muito trabalho, mas acredito que se todos estiverem bem nossas chances aumentam mais ainda para buscarmos esse título”, explicou o atleta, que começou na modalidade por acaso.

Quando era garoto, seus pais insistiram para que ele fosse treinar vôlei, a partir da dica de um conhecido, que viu a altura dele e recomendou o esporte. “Eu comecei tarde no vôlei e tive de iniciar pelos fundamentos mais básicos. Nem gostava tanto, era mais pelos meus pais. Depois fui pegando gosto e comecei a jogar”, contou.

Ele iniciou a sua trajetória na Hebraica, aí foi para o Pinheiros, quando era oposto, depois Banespa, em seu primeiro ano de juvenil. Na ocasião, o técnico era Alexandre Stanzioni, o mesmo que comanda ele no Corinthians/Guarulhos atualmente. “Fiquei quatro anos lá, teve mudança de nome do time, depois fui para Santo André, Vôlei Futuro, em Araçatuba, voltei para São Bernardo, depois Campinas, França e estou aqui agora”.

Agora, seus pais são mais do que torcedores especiais do jogador que estará em quadra contra o Taubaté. “É um jogo difícil, contra uma equipe qualificada, mas a gente também vem se qualificando ao longo do campeonato. Estamos crescendo e criando situações que fortaleceram nossa equipe. A gente chega para o jogo, que esperamos que seja bem difícil, mas não diferente do último ou do primeiro jogo da semifinal. Estamos buscando isso e vamos para cima”, avisou o atleta.

“Lá tem jogadores bem qualificados. Tem o Wallace, senão o melhor, um dos melhores opostos do mundo, e o Lucarelli, um ponteiro de extrema qualidade. É um time que vem forte, em todos os sentidos. A gente está procurando estudar taticamente como inibir cada jogador, como criar esse ponto negativo neles, para ter sucesso nas ações. É um adversário que não temos muito que falar, a gente conhece, é o atual campeão paulista e toda equipe está esperando que eles venham fortes”, continuou.

Pelo regulamento do Campeonato Paulista, se cada equipe vencer uma partida da final, independentemente do placar, será realizado o Golden Set (de 25 pontos) para definir o campeão. Nesta quarta-feira será o primeiro duelo e o segundo, decisivo, será neste sábado, às 21 horas, no ginásio da Ponte Grande, em Guarulhos (SP).