Um vídeo do jornal Washington Post no TikTok sobre as eleições no Brasil está fazendo sucesso entre os brasileiros. Com apenas 53 segundos, o vídeo explica de forma resumida quem ganhou a votação e os bloqueios feitos nas estradas do país após a divulgação do resultado no domingo (30). Para representar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o jornal dos Estados Unidos decidiu usar um jovem com espuma branca no rosto. “Lula ganhou as eleições presidenciais no Brasil, derrotando o titular de direita Bolsonaro”, diz a primeira legenda que aparece no vídeo.

@washingtonpost Lula won on pledges to defend democracy, save the Amazon rainforest and bring social justice to Latin America’s largest nation. #brazil #sweetvictory #spongebob ♬ original sound – FanDuel

Na sequência, o jornal explica que Lula já foi presidente do Brasil no passado. O periódico cita ainda que o petista chegou a ser preso e cumpriu pena após condenações por corrupção, mas que foi libertado após as sentenças serem anuladas.

Em seguida, o vídeo destaca que a vitória de Lula ocorre “em meio a uma onda de lideranças de esquerda sendo eleitas na América Latina”. No entanto, o jornal ressalta que durante a campanha o petista se aproximou do centro.

Ao final do vídeo, o jornal diz que a “polícia aliada com Bolsonaro supostamente montou bloqueios nas estradas para anular a votação”, em menção a paralisação dos caminhoneiros em rodovias do país. O periódico americano lembra ainda que após o resulta, Bolsonaro não reconheceu publicamente a derrota.

Nos comentários, muitos brasileiros elogiaram a narrativa do jornal. “Os gringos explicando melhor que nós”, comentou um brasileiro. “A melhor explicação de todas”, escreveu uma usuária. “Como brasileira achei muitíssimo bem estruturada a representação, amei”, afirmou outra internauta.