Esportes

No Rio, Flamengo tem retrospecto positivo contra times argentinos pela Libertadores

Como mandante, o Rubro-Negro soma quatro vitórias e um empate diante de argentinos pela Copa. Contudo, este histórico nem sempre garantiu a classificação ao Flamengo

No Rio, Flamengo tem retrospecto positivo contra times argentinos pela Libertadores

em Buenos Aires

No que depender do histórico do Flamengo contra times argentinos em jogos da Libertadores, o rubro-negro pode ficar confiante na classificação para as quartas de final da Copa em duelo com o Racing. Como mandante, a equipe da Gávea tem um retrospecto positivo diante dos “hermanos”: quatro vitórias e um empate. Nesta terça-feira, no Maracanã, o time de Rogério Ceni buscará manter a tradição a partir das 21h30, após o empate em 1 a 1 em Buenos Aires.

A primeira vez que o Flamengo encarou um argentino na Libertadores foi em 1982, quando defendia o título – assim como nesta temporada. No Maracanã, Zico & Cia venceram o River Plate por 4 a 2, mas a vaga na final da Copa ficou com o Peñarol (URU), que somou mais pontos no triangular da semifinal. Este cenário – no qual o Rubro-Negro venceu a partida contra determinado time da Argentina, no Rio de Janeiro, mas não avançou – se repetiu ao longo dos anos.

Nas quartas de final de 1991, o Flamenngo venceu o Boca Juniors por 2 a 1 no Maracanã, com gols de Marquinhos e Gaúcho, com o histórico atacante Gabriel Batistuta descontando. Na volta, contudo, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo foi derrotado por 3 a 0 na Bombonera, encerrando sua campanha.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

Foram mais de 20 anos sem confrontos com clubes argentinos até que, em 2012, o Flamengo disputou a fase de grupos com o Lanús. No Nilton Santos, Welinton, Deivid e Luiz Antônio garantiram a vitória por 3 a 0. O time de Joel Santana, contudo, não conseguiu avançar para as oitavas de final, ficando atrás de Lanús e Emelec na chave.

Em 2017, nova eliminação na fase de grupos: o Flamengo ficou atrás de San Lorenzo e Athletico na chave. No jogo como mandante diante do time argentino, contudo, a equipe de Zé Ricardo teve uma boa atuação e venceu por 4 a 0 no Maracanã.

Por fim, em 2018, o Rubro-Negro esteve no grupo do River Plate e empatou em 2 a 2 novamente no Nilton Santos e, nesta edição, conseguiu avançar para as oitavas de final da Libertadores – fase na qual foi eliminado pelo Cruzeiro.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Veja o significado dos 10 sonhos mais comuns
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel