Brasília, 30 – As fortes chuvas no último fim de semana no Paraná provocaram alagamentos em pelo menos 70 municípios do Estado, afetando 38,690 mil pessoas, segundo a Defesa Civil. Regiões de produção agrícola, como os Campos Gerais, também reportaram volumes expressivos de chuvas. Representantes da agropecuária paranaense, ouvidos pelo Broadcast Agro (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), avaliam os prejuízos das enxurradas na produção.
A Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) relatou não ter ouvido sobre prejuízos nas lavouras de grãos de verão até o momento, já que a safra 2023/24 está sendo semeada.
Quanto à safra 2023 de trigo, produtores avaliam eventuais perdas e acamamento das lavouras ainda não colhidas, especialmente na região de Ponta Grossa. Há registros de danos em granjas indústrias no Sudeste do Estado.
Em Dois Vizinhos, maior produtor de frango do País, há relatos de aviários inundados com as chuvas. Até o momento, não há estimativas oficiais de perdas nas granjas paranaenses.
A Autoridade Portuária de Paranaguá informou que avalia os impactos das chuvas na operação do complexo portuário.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), há bloqueio total no fluxo em pelo menos nove rodovias estaduais, como a PR-281 em Dois Vizinhos e a PR-540 em Guarapuava.