No Oracle AI World, Larry Ellison defende ‘nuvem diferente’ da Oracle

Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

No Oracle AI World, Larry Ellison defende ‘nuvem diferente’ da Oracle

Executivo fez comparações com estratégia de Elon Musk no setor de carros elétricos

André Cardozo
Oracle AI World reuniu 16 mil pessoas em Las Vegas Foto: André Cardozo

A competição entre as plataformas de nuvem foi um dos assuntos abordados por Larry Ellison, fundador e CTO da Oracle, em sua apresentação no Oracle AI World, evento global da empresa realizado nesta semana em Las Vegas, EUA.

Para Ellison, a Oracle se diferencia por possuir tanto a parte de infraestrutura quanto a de aplicações de nível enterprise, incluindo aí o tradicional banco de dados. Ellison afirma que, com essa combinação, a Oracle pode modernizar ecossistemas inteiros, e não apenas mudar processos de uma empresa específica.

“Fazemos na Oracle o que Elon Musk fez no setor de carros elétricos. Ele não criou só o carro, mas também criou padrões para baterias, robôs para as fábricas, redes de postos de carregamento para as baterias dos carros, ou seja, criou todo o ecossistema necessário para o setor”, observou.

Segundo Ellison, esta é a estratégia da Oracle para, por exemplo, o setor de saúde, uma das áreas em que o executivo mais aposta. Em 2022, a companhia comprou por US$ 28 bilhões a Cerner, empresa que desenvolve sistemas de software para hospitais e clínicas.

Para Elisson, nenhum dos concorrentes tem essa estratégia. “Empresas como Microsoft, Amazon, Google, realmente não fazem grandes aplicações corporativas para o setor de saúde, por exemplo. Eles podem desenvolver tecnologias de IA, o Google faz, as outras não. Mas eles não criam grandes plataformas de software para automatizar indústrias inteiras. Então nossos objetivos são diferentes dos deles”, afirmou.

Ainda falando sobre a nuvem da Oracle, Ellison defendeu a neutralidade da empresa em relação a modelos de IA. O executivo ressaltou que os principais modelos de IA da atualidade (ChatGPT, Gemini e Llama, entre outros) estão disponíveis para clientes da nuvem Oracle.