A competição entre as plataformas de nuvem foi um dos assuntos abordados por Larry Ellison, fundador e CTO da Oracle, em sua apresentação no Oracle AI World, evento global da empresa realizado nesta semana em Las Vegas, EUA.
Para Ellison, a Oracle se diferencia por possuir tanto a parte de infraestrutura quanto a de aplicações de nível enterprise, incluindo aí o tradicional banco de dados. Ellison afirma que, com essa combinação, a Oracle pode modernizar ecossistemas inteiros, e não apenas mudar processos de uma empresa específica.
“Fazemos na Oracle o que Elon Musk fez no setor de carros elétricos. Ele não criou só o carro, mas também criou padrões para baterias, robôs para as fábricas, redes de postos de carregamento para as baterias dos carros, ou seja, criou todo o ecossistema necessário para o setor”, observou.
Segundo Ellison, esta é a estratégia da Oracle para, por exemplo, o setor de saúde, uma das áreas em que o executivo mais aposta. Em 2022, a companhia comprou por US$ 28 bilhões a Cerner, empresa que desenvolve sistemas de software para hospitais e clínicas.
Para Elisson, nenhum dos concorrentes tem essa estratégia. “Empresas como Microsoft, Amazon, Google, realmente não fazem grandes aplicações corporativas para o setor de saúde, por exemplo. Eles podem desenvolver tecnologias de IA, o Google faz, as outras não. Mas eles não criam grandes plataformas de software para automatizar indústrias inteiras. Então nossos objetivos são diferentes dos deles”, afirmou.
Ainda falando sobre a nuvem da Oracle, Ellison defendeu a neutralidade da empresa em relação a modelos de IA. O executivo ressaltou que os principais modelos de IA da atualidade (ChatGPT, Gemini e Llama, entre outros) estão disponíveis para clientes da nuvem Oracle.