No JN, Bolsonaro diz que vai reconhecer resultado das eleições “desde que sejam limpas e transparentes”

No JN, Bolsonaro diz que vai reconhecer resultado das eleições "desde que sejam limpas e transparentes"

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) afirmou na noite desta segunda-feira que vai reconhecer o resultado das eleições “desde que sejam limpas e transparentes”, em entrevista ao Jornal Nacional.

“Serão respeitados os resultados das urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes”, disse ele.

Bolsonaro foi instado pelos entrevistadores dizer que vai aceitar um eventual adverso das eleições, mas ele manteve a condicionante sobre transparência e afirmações sobre a vulnerabilidade das urnas, apesar de não haver indícios de fraude nos 26 anos de funcionamento da urna eletrônica. No sábado, ele disse que acataria uma eventual derrota.

CLIMA

O candidato à reeleição disse que o clima com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, está “pacificado” “ao que tudo indica”.

“A temperatura, pelo que tudo indica, está pacificada. Espero que seja uma página virada”, afirmou.

“Até você deve ter visto, por ocasião da posse do senhor Alexandre de Moraes, um certo contato amistoso nosso lá e pelo que tudo indica está pacificado”, reforçou ele.

O presidente afirmou que Moraes terá nesta terça-feira uma reunião com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Ele disse que tem “certeza que o ministro chegará a um bom termo”.

Bolsonaro tem se valido de sua ascendência sobre a cúpula das Forças Armadas para que altos militares também questionem — sem provas — o sistema de votação por meio de urnas eletrônicas.

(Reportagem de Ricardo Brito e Maria Carolina Marcello)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI7M007-BASEIMAGE