Em Osaka, no Japão, onde participa da cúpula de líderes do G20, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) fez sua transmissão semanal ao vivo pelo Facebook. Na quinta-feira (27), ele exibiu produtos feitos de nióbio que ele comprou no país asiático. O metal tem sido tema de conversas desde a campanha eleitoral do ano passado. As informações são do jornal O Globo.

No vídeo ao vivo, Bolsonaro exibiu uma bijuteria, um pingente e talheres que custaram 1450 dólares – aproximadamente R$ 5,5 mil – segundo o próprio presidente. Nas imagens, ele compara o metal ao ouro e diz que é uma grande oportunidade para a economia brasileira.

“Temos aqui um pequeno cordãozinho. Ele é azul, mas tem de várias cores, de acordo com a têmpera do nióbio. A vantagem disso, em relação ao ouro, primeiro são as cores, que variam, e ninguém tem reação alérgica ao nióbio. Alguns têm a ouro. Às vezes a mãe põe um brinquinho na orelha da menina. Menina, para deixar bem claro, e tem reação. Disso aqui [nióbio], não tem [reação]”, afirmou Bolsonaro.

“Nióbio, só o Brasil tem. Tem em Araxá (MG). Em Catalão (GO), parece que passou para as mãos dos japoneses. Foi uma das últimas ações do presidente que nos antecedeu”, completou o mandatário brasileiro. O vídeo, divulgado em suas redes sociais, rendeu diversos comentários e até piadas.