No G7, presidente Lula critica Israel por ataques ao Irã

SÃO PAULO, 17 JUN (ANSA) – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou nesta terça-feira (17) a alta quantidade de gastos militares e alertou para as “consequências globais inestimáveis” que os ataques de Israel ao Irã podem causar.   

O petista, que está em Kananaskis, no Canadá, fez um discurso na sessão ampliada da cúpula do G7. Além de ter mencionado o conflito entre israelenses e iranianos, o mandatário também recordou das guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza.   

“Ano após ano, guerras e conflitos se acumulam. Gastos militares consomem anualmente o equivalente ao Produto Interno Bruto (PIB) da Itália: são US$ 2,7 trilhões que poderiam ser investidos no combate à fome e na transição justa”, afirmou Lula.   

“Os recentes ataques de Israel ao Irã ameaçam fazer do Oriente Médio um único campo de batalha, com consequências globais inestimáveis. Já em Gaza, nada justifica a matança indiscriminada de milhares de mulheres e crianças e o uso da fome como arma de guerra”, acrescentou.   

Lula ainda mencionou que russos e ucranianos “não conseguirão atingir seus objetivos pela via militar”, além de destacar que uma paz duradoura na região só será encontrada através do “diálogo”.   

Por fim, o brasileiro afirmou que, em meio a tantos conflitos espalhados pelo mundo, é o momento de “devolver o protagonismo” à Organização das Nações Unidas (ONU).   

“É preciso que o secretário-geral lidere um grupo representativo de países comprometidos com a paz na tarefa de restituir à organização a prerrogativa de ser a casa do entendimento e do diálogo”, disse. (ANSA).