Esportes

No estádio do Maracanã, Vasco e Botafogo decidem o título do Campeonato Carioca

Vasco e Botafogo decidem neste domingo o título de campeão do Campeonato Carioca e o time cruzmaltino entra em campo no estádio do Maracanã, no Rio, às 16 horas, com as estatísticas a seu favor. Além de ter vencido a partida de ida por 1 a 0, a equipe do técnico Jorginho está invicta há seis meses. De quebra, o rival chega à finalíssima com o ataque ainda devendo – foram apenas 21 gols em 17 jogos no Estadual.

Mesmo assim, tanto Jorginho quanto o técnico botafoguense Ricardo Gomes afirmam que a decisão está em aberto. “Apesar da desvantagem, aconteceu contra o Fluminense (na semifinal) e conseguimos reverter. Estou esperançoso para domingo também”, disse Gomes após o último treino antes do jogo. “Não podemos ficar apenas pensando em uma invencibilidade. Temos que buscar objetivos maiores. Estamos confiantes, fazendo os ajustes necessários. Sabemos que o Botafogo é uma equipe perigosa, mas também vamos jogar”, afirmou Jorginho.

As equipes estão (praticamente) definidas. O Vasco vai com o mesmo time que venceu o jogo de ida, enquanto que o Botafogo terá o retorno de Carli no lugar de Renan Fonseca na zaga. A dúvida fica no meio de campo entre Gegê e Fernandes.

Por ter vencido o primeiro jogo, o Vasco será bicampeão carioca até mesmo com um empate neste domingo. O Botafogo, por sua vez, precisa vencer por no mínimo dois gols de diferença. Vitória simples leva a decisão para os pênaltis. Não há saldo qualificado nas finais.

O jogo deste domingo marca a nova despedida do Maracanã. O estádio, que não recebia jogos desde o fim do ano passado e reabriu no domingo passado, está sob gestão do Comitê Rio-2016, que está preparando o local para a Olimpíada. A arena foi cedida apenas para a decisão do Estadual e só voltará a receber um jogo de futebol nas semifinais dos Jogos, em agosto.