A vice-governadora Hana Ghassan (MDB) é apontada como favorita para o governo do Pará na eleição de 2026, conforme indica uma pesquisa AtlasIntel divulgada nesta segunda-feira, 8 de setembro de 2025.
O levantamento mostra que Hana lidera as intenções de voto na disputa pelo governo do Estado, com 35,2%. Em segundo lugar está o prefeito de Ananindeua (PA), Dr. Daniel Santos (PSB), com 27,0%. Em seguida, vêm Paulo Rocha (PT), com 14,2%; e Éder Mauro (PL), com 11,9%. A opção “outros” foi indicada por 6,8%, enquanto “nenhum/brancos/nulos”, por 1,9%; ao passo que 2,9% responderam não saber.
A AtlasIntel entrevistou 2.016 eleitores do Estado do Pará de 22 a 28 de agosto. A margem de erro é de aproximadamente 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e grau de confiança de 95%.
Em projeções de segundo turno, a situação não é diferente: a vice-governadora assina mais de 50% dos votos em todos os eventuais cenários da segunda fase, contra Daniel Santos (37,4%) e Éder Mauro (32,9%).
A pesquisa ainda indica que aproximadamente 18% dos entrevistados não votariam em Daniel Santos de jeito nenhum. A recusa à emedebista é menor, com cerca de 7% de paraenses alegando que não votariam em Hana em nenhum cenário.
Isso é refletido, em partes, nos mais de 60% dos entrevistados que responderam preferir um governo de continuidade à gestão atual, em detrimento dos 36% que esperam uma administração diferente.
Hana conta com o apoio do atual governador Helder Barbalho. O Pará vai sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém, capital do estado.