No dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) julga uma ação para a participação de candidatos filiados a partidos políticos ‘nanicos’ nos debates eleitorais, a candidata do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina, afirmou nas redes sociais que não tem nenhuma expectativa na Justiça. “Não temos nenhuma expectativa nessa justiça elitista e antidemocrática. Nosso terreno é a rua. Nosso instrumento político é a mobilização popular”, afirmou em sua página oficial de campanha no Facebook, ao comentar o julgamento desta quarta-feira, 24.

Na segunda-feira, 22, quando foi realizado o primeiro debate na capital paulista, Erundina ficou de fora e realizou um ato de protesto em frente à TV Bandeirantes, no Morumbi, além de comentar o debate através de uma transmissão ao vivo pelo Facebook.

Está na pauta desta quarta-feira no STF o julgamento de uma ação direta de inconstitucionalidade apresentada pelo PSOL e pelo PV, que questiona as novas regras de participação de candidatos em debates. Pela regra eleitoral, as emissoras de rádio e televisão são obrigadas a promover debates com candidatos cujos partidos possuam, pelo menos, 10 deputados na Câmara dos Deputados.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias