Cultura

No ‘Dia dos Namorados’, prepare um jantar italiano ‘afrodisíaco’


SÃO PAULO, 11 JUN (ANSA) – Por Luciana Ribeiro – No próximo dia 12 de junho, milhares de apaixonados brasileiros comemoram o Dia dos Namorados. Mas, como expressar e celebrar o amor em tempos de pandemia de Covid-19? Para muita gente, o isolamento poderá reforçar o romantismo e colocar à prova os dotes culinários para um belo jantar a dois.   

Geralmente, diversos casais optam por viajar pelo mundo ou preferem visitar um restaurante para celebrar a data, mas, devido às restrições impostas pela emergência sanitária, alguns preferem ficar em casa. No entanto, ainda é possível apostar em uma viagem gastronômica e quebrar a rotina. É só partir para a cozinha e escolher um prato temático.   

Apesar da Itália celebrar o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, no Dia de São Valentim, a gastronomia italiana sempre é uma boa opção para selar a noite dos amantes.   

“Como a cozinha italiana é muito rica e cada região tem suas receitas tradicionais, nesse dia, os restaurantes preparam menus especiais”, explicou à ANSA Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina.   

Tradicionalmente, o menu italiano do Dia dos Namorados começa sempre com uma taça de espumante acompanhada de uma entrada, que costuma ser um antepasto feito com pescados, como ostras ou camarões.   

Segundo Landulfo, os pratos principais (primo e secondo piatto) também incluem ingredientes que lembram Afrodite, a Deusa do Amor, ou seja, alimentos afrodisíacos.   

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

Entre as opções de primeiro prato estão uma massa simples, como o “spaghetto al peperoncino”, um espaguete com pimenta vermelha, ou um sofisticado “tagliolini al tartufo”, talharim com raspas de trufa branca.   

Além dessas duas receitas, o casal pode optar por um tradicional risoto, como o “risotto agli asparagi”, que leva aspargos em sua composição.   

O menu italiano especial ainda inclui o segundo prato, o qual privilegia os frutos do mar. A “grigliata mista di mare”, que é preparada com diferentes frutos do mar grelhados, está entre as receitas mais replicadas na noite romântica.   

Todas as receitas harmonizam com um bom vinho branco italiano, que fica a critério do casal.   

Para encerrar o Dia dos Namorados de uma forma mais doce, o cardápio italiano recomenda uma sobremesa à base de chocolate, como o “tortino di cioccolato con cuore fondente e fragole” – uma tortinha com recheio de chocolate quente e morangos – ou um Tiramisù, que tem conquistado cada vez mais os brasileiros, tanto pelo seu sabor como pela energia que traz àqueles que o degustam.   

Na sequência, o momento é destinado ao café ou licor, que podem ser acompanhados dos “biscotti di San Valentino”, biscoitos em forma de coração com recheio de chocolate com geleia de morangos, framboesa ou gianduia (pasta de chocolate e avelã).   

Com o menu definido, é só começar a preparar os pratos ao lado do seu amor, afinal, segundo especialistas italianos, compartilhar as tarefas da cozinha na companhia do parceiro/a ajuda a reconectar o casal, principalmente porque é uma forma de experimentar novas emoções.   

Confira as receitas do cardápio especial de Dia dos Namorados do restaurante A.Roma Cucina Italiana, em São Paulo, da chef Thais Andrade.   

Antepasto – Cestini con gamberi e avocado Ingredientes: 3 folhas de massa filo 30 gramas de manteiga derretida 30 gramas de sementes de gergelim preto 12 camarões rosa descascados e limpos 1 avocado/abacate 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem 1 colher (sobremesa) de flor de sal Pimenta do reino a gosto 1 colher (sopa) de mel de castanheira/laranjeira Suco e raspas de 1 limão siciliano (dividir para 2 etapas) 1/2 colher (sobremesa) de tabasco 2 gemas 250ml de óleo de girassol 1 laranja de sangue (suco e raspas) 50 gramas de ovas de salmão Preparo: Corte as folhas de massa filo em quadrados de aproximadamente 8 centímetros e, com um pincel macio, umedeça-as com a manteiga derretida, sobrepondo 2 quadrados com as pontas em formato de estrela.   

Em uma forma de muffin ou empada previamente untadas com manteiga, ajuste as folhas em formato de cesto, com as pontas para cima. Guarneça com uma pitada de gergelim e leve ao forno previamente aquecido a 180 graus, por entre sete e oito minutos, ou até que as pontas comecem a dourar.   

Corte os camarões ao meio e tempere com sal, azeite, pimenta, mel e suco de meio limão siciliano. Misture tudo e deixe marinar por 20 minutos.   

Em um processador, coloque a polpa do avocado, suco de meio limão siciliano, sal, pimenta e pulse por alguns segundos, até virar um creme.   

Separadamente, em um liquidificador, coloque as duas gemas e bata em velocidade baixa, enquanto vai adicionando, aos poucos, todo o óleo de girassol, até que fique com consistência de maionese. Logo depois, adicione uma pitada de sal, pimenta e suco de meia laranja e pulse para garantir que os temperos incorporem.   

Quando estiver pronto, inclua na mistura, com a ajuda de uma espátula, meia colher (sopa) de raspas de limão e meia colher (sopa) de raspas de laranja.   

Em uma frigideira antiaderente pré-aquecida, saltar os camarões por um minuto.   

Montagem: Nas cestinhas, coloque uma colher (sopa) do creme de avocado, fazendo uma base para o camarão. Na sequência, use quatro fatias de camarão por cima do creme. Com o auxílio de uma colher (café), deixe escorrer algumas gotas da maionese de laranja e finalize com as ovas de salmão.   

Primo Piato – Risotto agli asparagi Ingredientes: 320 gramas ou 1 ½ xícara de arroz Carnaroli 500 gramas de aspargos 50 gramas de Grana Padano ralado fino 50 gramas de manteiga ½ cebola Azeite de oliva a gosto 1 taça de vinho branco Para o caldo: 2 cenouras 2 talos de salsão/aipo 2 ramos de salsinha 1 cebola roxa 2 litros de água Sal fino a gosto Pimenta do reino a gosto Preparo caldo: Para preparar o risoto, comece limpando os aspargos: com as mãos, quebre-os ao meio, reservando a parte mais dura que usará para o caldo.   

Lave os vegetais e pique o aipo, cenoura e cebola grosseiramente, juntando com a metade dura dos aspargos e a salsinha. Cubra com água fria, leve ao fogo e cozinhe por pelo menos meia hora a partir da fervura. Ao final do cozimento, ajuste o sal e pimenta do reino, se desejar.   

Preparo: Na metade mais macia do aspargo, corte da ponta (flor) que usará para guarnecer o prato e reserve. Fatie o restante do caule em aproximadamente 2 centímetros e descasque e pique a cebola roxa.   

Refogue a cebola por alguns minutos com um fio de azeite, adicione metade das fatias de aspargos macios e mexa de vez em quando. Tempere com sal e cubra com uma concha de caldo. Cozinhe por cerca de cinco minutos com a tampa e depois deixe esfriar.   

Com a ajuda de um mixer ou liquidificador, bata esses aspargos cozidos até virar um creme.   

Em outra panela, escalde as pontas dos aspargos em água salgada por dois minutos e, em seguida, adicione diretamente na água gelada, para que o choque térmico interrompa a cocção e preserve a cor e textura das flores. Escorra e reserve.   

Logo depois, mantenha o caldo de legumes fervente, próximo da panela que usará para fazer o risoto. Em uma outra, aqueça 3 colheres de sopa de azeite de oliva e refogue todo arroz.   

Quando começar a dourar, adicione o vinho branco e mexa, até que o líquido evapore quase completamente. Então, adicione uma concha do caldo até que o arroz esteja coberto e continue mexendo, regando conforme necessário, sem deixar que todo o líquido evapore. Na metade do cozimento (por volta de sete minutos a partir da primeira imersão de caldo), adicione as fatias de aspargos restantes e continue a cozinhar o risoto, mexendo de vez em quando. Na sequência coloque uma parte do creme de aspargos.   

Quando faltarem entre dois ou três minutos para finalizar o risoto (por volta de 13 minutos de cocção), adicione o restante do creme. No momento em que o arroz estiver ‘al dente’, inclua a manteiga e mexa. Por fim, acrescente o Grana Padano ralado, misture e coloque mais uma concha de caldo e desligue o fogo.   

Deixe repousar por pelo menos quatro minutos antes de servir.   

Secondo Piato – Grigliata mista di mare Ingredientes: 4 postas de salmão 8 camarões rosa grandes ou lagostins 4 lulas pequenas 400 gramas de mariscos limpos 2 limões Azeite de oliva extra virgem a gosto Salsinha Cebolinha Sal a gosto Pimenta do reino a gosto Rúcula, tomate cereja e abobrinhas para guarnição.   

Preparação: Em um mixer ou liquidificador, prepare uma vinagrete, juntando o suco dos limões, seis colheres (sopa) de azeite extra virgem, sal e pimenta, salsinha e a cebolinha picados grosseiramente até que vire uma emulsão.   

Com a ponta da faca, separe os tentáculos da lula para facilitar o cozimento. Lave e limpe os camarões ou lagostim, mas preserve a casca, para que possa proteger durante o cozimento.   

Aqueça a grelha ou chapa na temperatura média ou acenda a churrasqueira, de modo que o fogo fique brando. Coloque o salmão e, depois de três minutos, a lula. Aguarde dois minutos, e adicione os camarões/lagostins e mariscos.   

Pincele-os com a vinagrete à medida que douram, para evitar que endureçam. Como os tempos de cozimento são diferentes, tenha cuidado para não perder o ponto. O filé de salmão cozinha entre cinco e sete minutos, depois vire-o e continue cozinhando do outro lado. Faça o mesmo com a lula.   

Já os mariscos cozinham em menos tempo (cerca de três minutos cada lado). Alguns minutos do lado da casca serão suficientes para os camarões/lagostins.   

Retire os pescados da grelha e sirva em uma travessa. Tempere com a vinagrete e decore o fundo do prato com a rúcula, o tomate cereja, o limão em rodelas finas de abobrinhas cruas.   

Se desejar, sirva a grigliata juntamente com vegetais grelhados como berinjelas, abobrinhas e pimentões vermelhos.   

Sobremesa: Tiramisù Ingredientes: 400 gramas de biscoito champanhe 2 doses de café expresso 2 colheres (sopa) de açúcar cristal Cacau em pó 400 gramas de mascarpone (temperatura ambiente) 4 ovos 120 gramas de açúcar Preparo: Divida as gemas das claras. Bata as claras em neve até ficarem firmes e reserve. Numa batedeira, coloque as gemas e o açúcar cristal e bata até obter uma mistura espumosa e esbranquiçada.   

Na sequência, adicione ao creme de gemas o mascarpone e a açúcar e misture tudo até que fique um creme homogêneo.   

Incorpore cuidadosamente as claras em neve na mistura, com o auxílio de uma espátula e com movimentos suaves de baixo para cima, para não retirar o ar incorporado, excessivamente.   

Montagem: Prepare dois cafés expressos longos e coloque-os em uma tigela com 3 colheres (sopa) de açúcar. Passe rapidamente os biscoitos champanhe no café e disponha-os numa travessa, iniciando com uma camada de creme, alternando-o com uma camada de biscoitos.   

Encerre a montagem com uma camada de creme do Tiramisù. Polvilhe o cacau em pó, com o auxílio de uma peneira fina, momentos antes de servir. Isso impede que o cacau oxide e fique com aparência e sabor desagradáveis. (ANSA)

Veja também
+ Sabrina Sato mostra corpo musculoso em clique na floresta
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago