No Brasil, mais de 19 milhões de pessoas sofrem com ansiedade e depressão

Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

No Brasil, mais de 19 milhões de pessoas sofrem com ansiedade e depressão

No Brasil, mais de 19 milhões de pessoas sofrem com ansiedade e depressão

Por Carol Purificação e Tom Camilo, repórteres da Coluna

A depressão e a ansiedade são doenças cada vez mais presentes na vida das famílias brasileiras. De acordo com a OMS, o Brasil é o primeiro colocado no ranking de países com 19 milhões de pessoas afetadas.

Conforme apuração da Coluna e dados do Ministério da Saúde, foram repassados neste ano aos Estados e municípios R$ 833,7 milhões para a aquisição de medicamentos para o tratamento de depressão e ansiedade, como Cloridrato de Fluoxetina e Clonazepam.

A pasta também aumentou em 27% o orçamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Serão R$ 200 milhões a mais para todos os estados em 2023.

O Setembro Amarelo é o mês de prevenção do suicídio. Dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), solicitados pela reportagem, revelam que, até junho de 2023, houve mais de um milhão de ligações atendidas pelos voluntários – uma média de 7.500 por dia.