No BBB26, Solange Couto fala sobre medo de novo infarto após mal-estar

Cardiologista explica por que o receio é comum em quem tem histórico de problema cardíaco

Divulgação/TV Globo.
Solange Couto, no BBB26. Foto: Divulgação/TV Globo.

A atriz Solange Couto, 69 anos, comentou no BBB26 (TV Globo) sobre o medo de estar sofrendo um novo infarto após sentir um mal-estar. Com histórico cardíaco e uso de catéter no coração, ela descreveu os sintomas que a deixaram em alerta. “Eu fiquei com medo de um infarto de novo. Senti um enjoo e vontade de ir ao banheiro ao mesmo tempo. Isso é um sinal péssimo, né, pra quem não teve, e pra quem já teve em especial. A náusea e a vontade de ir ao banheiro é um sinal terrível”, relatou ela aos colegas de confinamento.

Após avaliação médica, o diagnóstico final foi cistite, uma infecção urinária. Ainda assim, o episódio evidencia como sintomas inespecíficos podem gerar preocupação em pessoas com histórico cardiovascular.

+Solange Couto passa mal e precisa de atendimento médico da produção do BBB26
+Governo Lula rebate Solange Couto após suposta crítica ao Bolsa Família no BBB26

Segundo o cardiologista *Dr. Marcelo Bergamo, o medo é compreensível. “Quem já passou por um evento cardíaco tende a ficar mais atento aos sinais do corpo. Náusea, sudorese, mal-estar e desconforto abdominal podem, em alguns casos, estar associados a quadros cardíacos, especialmente em mulheres, que nem sempre apresentam sintomas clássicos”, explica.

O especialista ressalta que esses sinais nem sempre indicam um novo infarto. “Eles também podem estar relacionados a outras condições, como infecções ou ansiedade. O mais importante é buscar avaliação médica para afastar riscos, o que traz segurança ao paciente”, afirma Bergamo.

Para o cardiologista, informação e acompanhamento regular ajudam a reduzir a angústia. “Entender os sintomas e manter o seguimento adequado permite lidar com esses episódios com mais tranquilidade e responsabilidade”, conclui.

Referências Bibliográficas

*Dr. Marcelo Bergamo CRM-SP 135897 | RQE 29635 | RQE 62475 é cardiologista com residência em Cardiologia e Ecocardiografia pela PUC Campinas. Atua em Americana e Santa Bárbara d’Oeste, SP. Foi coordenador da UCI do Hospital Unimed e hoje integra a equipe do Hospital Santa Bárbara e da Unimed. Responsável técnico da Coreclin, clínica cardiológica localizada em Americana, SP. @coreclin