YOKOHAMA, Japão (Reuters) – A Nissan disse nesta quinta-feira que reformulará sua abordagem para ‘powertrains’ de veículos totalmente elétricos e híbridos a gasolina-elétricos, pois visa alinhar os preços dos híbridos aos dos carros movidos a gasolina até 2026.

A montadora japonesa disse que usará os mesmos componentes em todos os modelos para tornar os ‘powertrains’ (conjunto de componentes que ajudam o movimento do veículo) menores e mais leves, e reduzirá os custos de desenvolvimento e produção em 30% em três anos em relação a 2019.

A empresa usará baterias de estado sólido com materiais mais baratos do que os normalmente usados, como níquel e cobalto, disse o vice-presidente sênior, Toshihiro Hirai, a repórteres.

“Materiais que não usam metais preciosos tão caros estão sendo desenvolvidos, o que será um fator importante na redução de custos”, disse Hirai.

A Nissan aplicará sua abordagem simplificada para diferentes tamanhos de veículos, esperando equipar modelos como micro “kei” e carros de tamanho médio a partir de 2024 ou 2025, disse Hirai.

A redução de peso e tamanho melhorarão o desempenho do veículo, tornando a condução na neve ou na areia mais estável, disse a montadora.

A Nissan se tornou uma das primeiras fabricantes de veículos elétricos do mercado de massa com seu modelo Leaf há mais de uma década. O objetivo é introduzir 27 modelos eletrificados, incluindo 19 veículos totalmente elétricos, até o ano fiscal de 2030.

(Por Daniel Leussink)

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