Kei Nishikori não teve maiores problemas para confirmar o seu favoritismo e avançar às quartas de final do Torneio de Roterdã, nesta quinta-feira, na Holanda. Atual sétimo tenista do ranking mundial e principal cabeça de chave do ATP 500 realizado em quadras duras, o japonês venceu o letão Ernestes Gulbis por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, em apenas 1h14min.

Com o triunfo obtido com tranquilidade, o tenista asiático se credenciou para encarar na próxima fase o húngaro Marton Fucsovics, que em outro duelo do dia eliminou o Nikoloz Basilashvili, nono pré-classificado, por 7/6 (7/1) e 6/1.

Diante de Gulbis, atual 84º colocado da ATP, Nishikori só teve o seu saque quebrado por uma vez, no único break point cedido ao letão em toda a partida, e ainda aproveitou quatro das seis chances de ganhar games no serviço do adversário.

Essa foi a terceira vitória do japonês em três jogos com o rival, que anteriormente havia sido superado pelo jogador do Japão no Torneio de Barcelona de 2014, no saibro, e na edição de 2018 do Grand Slam de Wimbledon, em piso de grama.

Em outro duelo desta quinta-feira, o russo Daniil Medvedev também avançou às quartas de final ao confirmar a sua condição de quinto cabeça de chave diante do espanhol Fernando Verdasco, batido com parciais de 6/2 e 7/5. O seu próximo rival será o francês Jo-Wilfried Tsonga, que passou pelo holandês Tallon Griekspoor por 7/6 (7/5) e 6/1.

O bielo-russo Damir Dzumhur foi outro tenista a se classificar para pegar um francês nas quartas de final. Ele derrotou o casaque Mikhail Kukushkin por 6/4 e 7/6 (7/3) e nesta sexta-feira terá pela frente Gael Monfils, que na última quarta-feira eliminou o italiano Andreas Seppi pelas oitavas de final.