Nipah: vírus incurável mata adolescente na Índia e acende alerta

Nipah: vírus incurável mata adolescente na Índia e acende alerta

Um adolescente de 14 anos morreu no domingo, 21, após uma infecção pelo vírus Nipah, no estado de Kerala, no sul da Índia. Segundo o Ministério da Saúde indiano, outras 60 pessoas infectadas estão na categoria de alto risco.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Nipah é vírus zoonótico. Os morcegos frugívoros, também conhecidos como ‘raposas voadoras’, são o hospedeiro natural do vírus, de acordo com a OMS.

+ Nipah: o que se sabe sobre o vírus letal que fez a Índia fechar escolas e escritórios

O vírus pode ser transmitido de animais para humanos – principalmente de morcegos ou porcos – ou por meio do contato entre humanos. Também pode ser transmitido pelo consumo de alimentos contaminados.

Ainda segundo a ministra da saúde da Índia, Veena George, o adolescente teve uma parada cardíaca. Conforme a CNN, familiares do paciente afetado foram mantidos em um hospital local para observação.

Um levantamento da Reuters aponta que partes de Kerala estão entre as que correm mais risco globalmente para surtos do vírus.

Quando o Nipah foi identificado

O vírus Nipah foi descoberto durante um surto entre criadores de porcos na Malásia em 1999. Acredita-se que os trabalhadores contraíram o vírus através de rebanhos infectados e suas secreções. Mais de 100 pessoas morreram e quase 300 foram infectadas.

Segundo dados da OMS, mais de 600 casos de infecções humanas pelo vírus Nipah foram relatados de 1998 a 2015.

Em 2018, a Índia enfrentou um surto que matou mais de 20 pessoas que contraíram o vírus Nipah. Em 2019, foram duas mortes. A ação rápida e o rastreamento generalizado de contatos impediram uma maior disseminação. Em 2021, fora registradas mais duas mortes pela doença.

Desde que foi detectado pela primeira vez, surtos também foram registrados em muitos países do sudeste asiático, incluindo Cingapura, Bangladesh e Índia. Em algumas partes da Ásia, novos casos do vírus Nipah foram registrados quase anualmente, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Quais são os sintomas e tratamento

Não existe cura certa para o vírus Nipah e não existe uma vacina que possa ajudar a prevenir a infecção. De acordo com a OMS, o principal tratamento disponível são os cuidados de suporte – ou seja, controlar os sintomas e garantir que os infectados tenham o máximo de repouso e hidratação possível.

Os infectados apresentam inicialmente os seguintes sintomas:

  • Febre
  • Dificuldade respiratória
  • Dores de cabeça
  • Vômitos

Ainda segundo a OMS, em casos mais graves, podem ocorrer encefalite (inflamação no cérebro) e problemas respiratórios. Outros efeitos colaterais relatados incluem convulsões, que podem levar o paciente ao coma e alterações de personalidade.

Assim como acontece com o coronavírus, alguns que contraem o vírus permanecem assintomáticos.