Chegou ao console Nintendo Switch o “novo” Donkey Kong Country Returns HD. Antes de falar sobre ele, um pouco da trajetória da franquia “Country” de plataforma em 2D do “gorilão”. Ela começou nos anos 1990 e ficou famosa com uma sequência de três jogos para o Super Nintendo.
Trilha sonora, jogabilidade inovadora à época e o visual com aspecto 3D dos personagens deram visibilidade à ela, que foi desenvolvida em parceria com a Rare.
Apesar da relevância do DK Country 1, 2 e 3, ele só voltou em 2010 com o “Returns” originalmente para o videogame Wii – e depois ganhou uma versão para o portátil 3DS, em 2013.
Nesse tempo todo, a Big N preferiu investir em games em 3D para o personagem e em jogos pitorescos, como o Donkey Konga (Game Cube), que tinha bongos para acompanhar musicas, para citar.
+ Nintendo Switch chega a marca de 150 milhões de unidades vendidas
+ Nintendo anuncia seu novo console Switch 2 para 2025
Returns
No game, que marca o retorno da franquia, como o próprio nome indica, o personagem precisa recuperar bananas roubadas pelo povo Tiki Tak, que hipnotiza animais contra a dupla protagonista, Donkey Kong e Didi Kong.
![Nintendo: Donkey Kong Country Returns recebe melhor versão, mas chega a preço cheio 1 Jogo Donkey Kong Country Returns HD](https://istoe.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Switch_DKCRHD_scrn_02.jpg?x29807)
Jogo Donkey Kong Country Returns HD
Jogabilidade
O jogador salta, rola, assopra e bate no chão para interagir com as mais de 80 fases. Os ambientes são variados e exibem floresta, praia, caverna, entre outros.
![Nintendo: Donkey Kong Country Returns recebe melhor versão, mas chega a preço cheio 2 Jogo Donkey Kong Country Returns HD](https://istoe.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Switch_DonkeyKongCountryReturnsHD_scrn_03-1.png?x29807)
Jogo Donkey Kong Country Returns HD
Você controla Donkey Kong, mas também pode acionar Didi Kong, que concede mais corações de vida e alguns segundos a mais no ar utilizando um foguete. O segundo jogador também pode controlar Didi.
O novo jogo oferece dois níveis de dificuldade: ” Original” e “Moderno”, mais difícil e com menos corações, e mais fácil e com mais corações, respectivamente.
Há ainda uma opção de “Guia”, em que os personagens passam de fase sozinhos e o jogador pode retomar o controle a qualquer momento.
![Nintendo: Donkey Kong Country Returns recebe melhor versão, mas chega a preço cheio 3 Jogo Donkey Kong Country Returns HD](https://istoe.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Switch_DonkeyKongCountryReturnsHD_scrn_24.png?x29807)
Jogo Donkey Kong Country Returns HD
Veredicto
- Donkey Kong Country Returns HD roda muito bem e melhor que as versões anteriores;
- Ele evolui em dificuldade e em variedade conforme o jogador avança nas fases;
- O visual do game está um pouco defasado, mas em alta definição;
- Caso o jogador esteja entrando agora na franquia, Donkey Kong Country Tropical Freeze (Wii U e Switch) é uma opção evoluída e atualizada;
- O preço de R$ 299 pode afastar os jogadores – afinal trata-se de um relançamento levemente “melhorado”;
- Outro ponto negativo é que ele não recebeu localização em português;
- O carregamento das fases também pode incomodar, já que é levemente demorado;
- É possível conhecer o game por meio de uma versão demo para teste.
![Nintendo: Donkey Kong Country Returns recebe melhor versão, mas chega a preço cheio 4 Jogo Donkey Kong Country Returns HD](https://istoe.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Switch_DonkeyKongCountryReturnsHD_BoxArt-185x300.jpg?x29807)
Jogo Donkey Kong Country Returns HD
Preço: R$ 299
Assista abaixo ao vídeo de divulgação do game:
Time to team up for double the fun in #DonkeyKong Country Returns HD!
Share with a friend who'll help you bring home the banana hoard! 🍌 pic.twitter.com/dbCG38yPRo
— Nintendo of America (@NintendoAmerica) January 25, 2025
O jogo foi cedido pela Nintendo para review*