Nikolas ‘ameaça’ fazer vídeo contra Alcolumbre por escândalo do INSS

Parlamentar disse que líder do Senado estaria merecendo 'vídeo de fundo preto só pra ele'

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-SP) Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) “ameaçou”, nesta quinta-feira, 9, utilizar o presidente do Senado Davi Alcolumbre (União Brasil) como alvo de um novo vídeo para as redes sociais. Em publicação na plataforma X, Nikolas veiculou uma série de notícias que associavam Alcolumbre ao escândalo do INSS – esquema criminoso responsável por lesar aposentados e contribuintes – e alegou que o líder estaria “merecendo um vídeo de fundo preto só pra ele”.

O “vídeo de fundo preto” referido diz respeito ao formato de publicações repetidamente empregado por Nikolas, que incluem a gravação em um ambiente com fundo escuro, em que apenas o parlamentar é iluminado. Em diversas ocasiões políticas, ele utilizou os vídeos para promover sua narrativa acerca dos acontecimentos e desmoralizar oponentes.

‘Vídeos de fundo preto’ como retórica de Nikolas

Nikolas Ferreira; lula; PCC

Nikolas Ferreira foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais

O deputado Nikolas Ferreira, um dos principais representantes da extrema-direita no Congresso, é reconhecido pela proeminência nas redes sociais e fácil comunicação com o público jovem. Ele consolidou uma estratégia de comunicação digital marcada por vídeos de alta viralização, nos quais o formato do “fundo preto” permanece como marca.

Além da intenção de “traduzir” os assuntos políticos, essas postagens frequentemente carregam intuito de criticar – e, em alguns casos, difamar – adversários políticos e ideológicos. Temas complexos, como políticas fiscais ou previdenciárias, são convertidos para uma linguagem simples e direta, com o uso de analogias e exemplos do cotidiano. Nikolas costuma se dirigir à câmera como se estivesse em uma conversa particular com o espectador.

+ Nikolas vota com o governo em MP do IOF e se justifica: ‘Me confundi e votei errado’

+ Pesquisa: depois de Bolsonaro, população vê Nikolas como melhor nome para a direita

Rendimento nas redes sociais e reposta de adversários

Nikolas 'ameaça' fazer vídeo contra Alcolumbre por escândalo do INSS

 

Esse molde narrativo já rendeu saldos significativos para a ala de Nikolas, que aproveita a facilidade de disseminação oferecida pelos vídeos. Um dos exemplos mais lembrados foi a gravação sobre a fiscalização do Pix, quando ele criticou duramente a proposta de fiscalização sobre transações, levantando preocupação sobre suposta invasão de privacidade e aumento do controle estatal sobre a vida financeira dos cidadãos.

Mesmo contestada por especialistas, a publicação disparou nas redes sociais e atingiu mais de 320 milhões de visualizações em poucos dias. A medida sobre o Pix chegou a ser revogada pelo governo Lula após a repercussão negativa do caso.

Outro vídeo que viralizou nas plataformas de internet foi justamente aquele em que Nikolas fala sobre a fraude do INSS. O deputado chegou a pedir que seus seguidores entrassem nos perfis do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para cobrar a instalação de uma comissão parlamentar em relação ao caso.

O formato de vídeos explicativos em fundo escuro também foi reproduzido por outras figuras políticas com destaque nas redes sociais. Os principais são a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) – que possui embates diretos com Nikolas – e o deputado André Janones (Avante-MG). Os deputados Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP) também são lembrados pela veiculação de gravações com a intenção de “esclarecer” questões políticas.