Nike e CIEE formam primeira turma de bolsistas em programa de equidade racial em SP

Iniciativa voltada para a população negra e parda garantiu custeio integral de mensalidades e suporte psicossocial durante quatro anos; nova edição do projeto conta com apoio do Corinthians.

Primeira turma do programa de inclusão educacional da Nike e CIEE
Primeira turma do programa de inclusão educacional da Nike e CIEE Foto: Divulgação

A Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil, e a Somos CIEE (associação de voluntários do Centro de Integração Empresa-Escola) celebraram na última sexta-feira, 5, a formatura da primeira turma de seu programa de inclusão educacional. A iniciativa, lançada em 2022, foi voltada para garantir o acesso ao ensino superior de jovens autodeclarados pretos e pardos da Grande São Paulo.

  • Programa concedeu bolsas integrais e auxílio financeiro para transporte e alimentação;

  • 18 jovens concluíram cursos de Administração, Educação Física e Sistemas de Informação;

  • Cerimônia teve a campeã olímpica Fernanda Garay como paraninfa.

O projeto selecionou jovens, parte deles oriundos de ONGs socioesportivas, e custeou 100% das mensalidades na Universidade Anhembi Morumbi ao longo de quatro anos. Além do pagamento do curso, o diferencial do programa foi o suporte para a permanência estudantil, com repasses financeiros para custos de vida e acompanhamento psicossocial conduzido pelo CIEE.

Cerimônia simbólica

O evento de encerramento ocorreu no Teatro CIEE, na zona sul da capital paulista. Quebrando protocolos tradicionais, os formandos receberam medalhas — em alusão à vitória no esporte — e tênis customizados no lugar dos canudos de diploma.

“Concluir a graduação é a realização de um sonho que parecia distante. O apoio transformou minha trajetória e saio daqui acreditando ainda mais no poder da educação”, declarou Luiz Gustavo, um dos formandos em Administração.

“Possibilitar o acesso e a permanência no ensino superior é uma estratégia potente de justiça social”

Apoio de Fernanda Garay

A ex-jogadora de vôlei e campeã olímpica Fernanda Garay acompanhou a turma desde o início, atuando como mentora e paraninfa. “Há muita coisa em comum com a minha trajetória como atleta. Do ciclo de quatro anos à jornada desafiadora. Queremos celebrar toda a entrega, coragem e energia em busca dessa vitória”, afirmou a atleta.

Continuidade e expansão

Para a liderança das empresas, o projeto valida a importância de ações afirmativas corporativas. “Considerar marcadores sociais como raça, renda e gênero é imperativo para ampliar as perspectivas de ocupação das diversidades em cargos de poder”, reforça Maria Nilce Mota, Superintendente Executiva da Somos CIEE.

O programa já tem uma segunda edição em andamento, iniciada no segundo semestre de 2024. Desta vez, a parceria conta com o apoio adicional do Sport Club Corinthians Paulista, oferecendo 21 bolsas integrais para o curso de Administração na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).