A Nigéria, que entrou como favorita no jogo das quartas de final, venceu Angola por 1 a 0, nesta sexta-feira (2), no estádio Félix Houphouët-Boigny, em Abidjan, na Costa do Marfim, e se classificou para as semifinais da Copa Africana de Nações (CAN).

As ‘Super Águias’, tricampeãs africanas (1980, 1994 e 2013), que impressionaram no jogo contra a seleção de Camarões nas oitavas de final (2-0), fizeram a diferença com um gol de Ademola Lookman, após uma boa assistência de Moses Simon, no fim do primeiro tempo (41).

Os nigerianos administraram a vantagem diante de um público de 18.757 espectadores e o atacante Victor Osimhen chegou a balançar a rede mas seu gol foi anulado depois que o VAR indicou que ele estava impedido.

O astro do Napoli, eleito o melhor jogador africano do ano, continua com apenas um gol marcado nesta CAN, mas o sucesso da Nigéria foi construído em torno de uma defesa impressionante que já chega à marca de quatro jogos consecutivos sem sofrer gols.

A Nigéria volta a campo na quarta-feira para enfrentar o vencedor do último jogo das quartas de final entre a revelação do torneio, Cabo Verde, e a África do Sul, que duelam neste sábado.

Já a seleção de Angola volta para casa, mas esta Copa Africana será lembrada como um sucesso para os ‘Antílopes Negros’, depois de terem vencido um duelo no mata-mata do torneio pela primeira vez na sua história.

bm/pm/gfe/aam/mvv