O alemão Nico Rosberg (Mercedes), largando da segunda posição, conquistou o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, neste domingo em Monza, cruzando a linha de chegada à frente do britânico Lewis Hamilton, pole position, mas que errou na largada.

Após a primeira curva, o tricampeão do mundo aparecia na sexta colocação, mas logo reapareceu no segundo lugar, graças à força do motor Mercedes e da estratégia audaciosa colocada em prática em vão pela Ferrari, com duas paradas para trocar pneus.

Rosberg, autor de uma corrida perfeita durante as 54 voltas do GP da Itália, venceu a 21ª corrida da carreira na F1, a sétima neste ano, e se aproximou a dois pontos de Hamilton na briga pelo Mundial de pilotos.

O pódio foi completado pelo alemão Sebastian Vettel, que salvou a honra dos milhares de torcedores da Ferrari que lotaram o circuito e fizeram a tradicional festa pós-corrida no circuito de Monza.

O brasileiro Felipe Massa, que nesta semana anunciou a aposentadoria ao fim da temporada, cruzou a linha de chegada na 9º colocação, na zona de pontuação, com a Williams. Já o ‘xará’ Felipe Nasr, da Sauber, se envolveu em acidente com o americano Joylon Palmer, da Renaut, e abandonou.

dlo/jcp/am