Nesta quarta-feira, 16, Neymar reencontrará o Flamengo, clube que marcou grandes momentos do atacante santista em sua primeira passagem pelo Santos. Depois de ficar de fora da última partida oficial do Peixe por suspensão, Neymar, com contrato renovado até o final do ano, estará em campo hoje à noite, às 20h, no duelo que acontece na Vila Belmiro.
Em um dos grandes momentos de sua primeira passagem, Neymar foi um dos principais protagonistas de um duelo entre as equipes em 2011. Com direito a dois golaços, sendo um deles premiado, o camisa 10 do Peixe comandou a equipe em partida histórica válida pelo Campeonato Brasileiro. O brilho, entretanto, foi ofuscado por outro astro do futebol brasileiro: Ronaldinho Gaúcho.
+ Brasileirão chega a 14ª rodada com seis jogos no meio de semana; saiba onde assistir
+ Santos aposta em Neymar e líder Flamengo tenta superar crise com Pedro
O embate entre as equipes também marcou o último momento de Neymar no futebol brasileiro antes do jogador se transferir para a Europa em 2013. Relembre:
Show e Puskás
O confronto entre Alvinegro e Rubro-Negro tem em seu catálogo um dos maiores jogos da história do Brasileirão, muito por conta da atuação do jovem Neymar, que brilhava aos 20 anos.
Em 2011 as equipes se enfrentaram pela 12ª rodada do Brasileirão e a partida foi um verdadeiro espetáculo. O duelo na Vila Belmiro, que reunia grandes craques do futebol brasileiro, como Neymar, Ganso e Elano do lado santista, e Thiago Neves, Deivid e Ronaldinho Gaúcho do lado flamenguista, terminou com vitória Rubro-Negra por 5 x 4.
Além do placar “anormal”, a partida foi marcada pelo show das grandes estrelas das equipes: Neymar e Ronaldinho. O astro santista foi o principal responsável por três dos quatro gols da equipe da baixada, marcando dois lindos gols e dando uma assistência mesmo caído no chão. A grande atuação de Neymar fez com que o Santos abrisse 3 a 0 no placar, mas a reviravolta aconteceu justamente por que Ronaldinho resolveu brilhar também.
Com direito a gol de falta por debaixo da barreira, Ronaldinho comandou a virada do Flamengo, marcando três gols. Thiago Neves e Deivid foram os responsáveis por fechar o placar em 5 a 4 para o Rubro-Negro.
A partida também ficou marcada pelo golaço de Neymar, um dos mais bonitos de sua carreira. Saindo da ponta esquerda, Neymar arrancou, tabelou com Borges e aplicou um drible desconcertante na entrada da grande área, ficando de frente para o goleiro Felipe. Bastou a ele apenas deslocar o goleiro do Flamengo, anotando o terceiro gol do Peixe na partida.
Apesar dos inúmeros golaços marcados por Neymar ao longo de sua carreira, foi com este gol em cima do Flamengo que o atacante garantiu seu primeiro e único prêmio Puskás, troféu que premia o gol mais bonito da temporada no futebol mundial.
Despedida
A partida que marcou a despedida de Neymar no futebol brasileiro também foi em um duelo entre Santos e Flamengo. O jogo aconteceu em 2013, no Mané Garrincha.
A cena mais marcante aconteceu durante a execução do hino nacional, antes do duelo começar. Durante a apresentação, Neymar foi as lágrimas, visualmente emocionado por deixar o clube que o revelou.
Dentro de campo, o confronto válido pela 1ª rodada do Brasileirão daquele ano ficou no empate em 0 a 0. Diante de mais de 60 mil torcedores em Brasília, Neymar não conseguiu brilhar na partida, mas o choro antes do inicio da partida marcou a história do clássico.
Números contra o Flamengo
Apesar de sua história marcante com o Flamengo, inclusive sendo muito especulado para jogar no clube carioca em sua volta ao Brasil, Neymar não costuma ter resultados positivos no duelo. Ao todo o astro já enfrentou o Rubro-Negro seis vezes, e apenas me uma oportunidade o craque santista conseguiu vencer. Nos outros jogos, foram três derrotas e dois empates. Veja os confrontos:
- Santos 1 a 2 Flamengo – 26/07/2009;
- Santos 0 a 0 Flamengo – 05/12/2010;
- Santos 4 a 5 Flamengo – 27/07/2011 (2 gols de Neymar);
- Flamengo 1 a 1 Santos – 23/10/2011 (1 gol de Neymar);
- Santos 2 a 0 Flamengo – 12/09/2012 (1 gol de Neymar);
- Santos 0 a 0 Flamengo – 26/05/2013