Neymar não aprendeu nada com a derrota na Copa do Mundo

AFP
Foto: AFP

A Copa do Mundo do Catar já chegou ao fim e coroou Lionel Messi como o grande personagem do torneio. Mas a atitude de muitos jogadores em relação à competição mais importante do futebol serviu para as pessoas conheceram um pouco melhor seus ídolos.

Para os brasileiros, a maior decepção foi o fracasso de Neymar, em todos os sentidos. Jogou pouco, fez muito barulho e saiu da Copa menor do que entrou. Mas, ao contrário do que seus admiradores poderiam imaginar, ele continua cometendo erros – não apenas dentro de campo, mas em relação a sua atitude como figura pública.

Não é preciso voltar muito no tempo para lembrar do apoio ao presidente Bolsonaro, em meio à suspeita de que ele perdoaria eventuais dívidas com a Receita. Dentro de campo, os torcedores lhe acusaram de omissão na hora de cobrar o primeiro pênalti diante da Croácia – os melhores jogadores sempre cobram no início da disputa, como ficou provado quando vimos MBappé e Messi fazerem isso na grande final. Quando a Copa acabou, mais cedo para a Seleção Brasileira, Neymar voltou ao Brasil em seu próprio jatinho, abandonando os companheiros. O resto do time voltou ao País e enfrentou dignamente a torcida no aeroporto, evento do qual Neymar fugiu.

Ele parecia sinceramente decepcionado. Em sua conta pessoal no Instagram, Neymar postou: “Ainda dói muito a derrota, estávamos tão perto, tão perto. Infelizmente ou felizmente eu ainda não aprendi a perder. As derrotas me fortalecem, mas elas me machucam demais e eu ainda não me acostumei com isso. Enfim, temos que seguir em frente … a vida nos faz seguir, mesmo que doa e que o machucado demore a sarar, temos que seguir.”

O texto dramático dá a impressão de que Neymar estava muito triste com o fracasso na competição. Dois dias depois, no entanto, ele promoveu não apenas uma, mas duas grandes festas. A condição era que os convidados não postassem fotos ou vídeos nas redes sociais. Deprimidos organizam festas? Ou o problema seria o público saber que ele não estava tão triste assim?

Na última quarta-feira, na primeira partida após o vexame na Copa do Mundo, Neymar entrou em campo com o Paris Saint-Germain para jogar contra o Strasbourg. Aos 61 minutos de jogo, deu um tapa no rosto do adversário e levou um cartão amarelo. Pouco depois, simulou uma falta na área e ganhou o segundo cartão. Resultado: ele estará fora do primeiro jogo do ano, em 1º de janeiro.

Coincidência ou destino? Sua nova namorada, a influencer Jéssica Turini, acaba de desembarcar em Paris, onde Neymar mora. Será que o jogador forçou a expulsão para curtir a festa de réveillon com o novo affair? O histórico de baladas e falta de compromisso leva a imaginar que sim. Mas nunca saberemos, claro – até porque os celulares da festa serão proibidos, como manda a etiqueta “neymaresca”.