Ney Matogrosso é o convidado desta semana no ‘Tiny Desk Brasil’

Projeto tem a intenção de ser intimista, com a banda em volume baixo e a plateia bem próxima; conheça

Reprodução.
Ney Matogrosso é o convidado desta semana no 'Tiny Desk Brasil'. Foto: Reprodução.

Ney Matogrosso, 84 anos, integra o novo episódio do “Tiny Desk Brasil”, que estreou nesta terça-feira, 4, no YouTube, às 11h. Conhecido por sua voz única, Ney passeia por seu repertório de mais de 50 anos de carreira, com músicas como Jardins da Babilônia e Sangue Latino, faixa lançada no primeiro álbum dos Secos & Molhados, em 1973.

O artista, em entrevista ao programa, comentou sobre o formato do Tiny Desk, criado pela NPR (National Public Radio): “Uma experiência que eu nunca tinha tido. Você não tem som amplificado. No ensaio, eu fiquei estranhando mas quando eu entrei pra fazer de verdade, com a sala cheia, eu estava me ouvindo, o que facilitou tudo.” “Uma plateia deliciosa, adorei cantar para esse público”, elogiou também.

+A importância de Ney Matogrosso: artista celebra 84 anos com reconhecimento nacional
+João Gomes marca estreia do ‘Tiny Desk Brasil’ e comemora: ‘Repercussão boa’

Na banda de Ney, integram os músicos Sacha Amback nos teclados, Aquiles Moraes no trompete e flugelhorn, Everson Moraes no trombone, Felipe Roseno na percussão, Dunga no contrabaixo e vocal, Marcos Suzano na bateria e percussão e Maurício Almeida na guitarra.

O projeto tem a intenção de ser intimista, com a banda em volume baixo e a plateia bem próxima, trazendo uma perspectiva mais confortável aos artistas. Além do Tiny Desk, Ney participa de uma entrevista que também é realizada pela NPR, produtora do projeto musical, intitulada de Tiny Talks. Sarah Oliveira receberá o artista na próxima quinta-feira, 6, também às 11h.

João Gomes foi a estrela escolhida para a estreia do programa, que aconteceu no dia 7 de outubro.

O que é ‘Tiny Desk Brasil’

O “Tiny Desk Brasil” é a versão brasileira inspirada no sucesso no “Tiny Desk Concerts”, uma forma intimista de fazer shows, com artistas convidados para cantar em um estúdio pequeno e com uma decoração maximalista. No ar desde 2008, já se apresentaram no palco da versão americana estrelas como Alicia Keys, Ne-Yo, Usher e Adele.

Os artistas cantam sem usar retorno e o microfone não amplifica a voz ou o som dos instrumentos. Já a plateia fica separada do artista apenas por uma mesa de escritório, que corresponde, no cenário original, à mesa na sede da NPR (National Public Radio), em Washington, nos Estados Unidos, emissora responsável pelo programa. 

Em agosto do ano passado, Milton Nascimento, 82 anos, participou da atração ao lado da jazzista Esperanza Spalding, em gravação realizada na sala da casa do cantor, no Rio de Janeiro, devido à dificuldade de locomoção.